Dá, Senhor Preto Velho do Reino de Deus, em nossa vida a capacidade do credo, de mais fé, o espírito sábio e misericórdia aos nossos inimigos e feiticeiros. Dá, Senhor, de joelhos peço perdão a todos os nossos erros e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre em nossas vidas. Graças a Deus! Saravá os Pretos Velhos!
Esses são os Pretos Velhos da Umbanda, que em suas giras nos terreiros representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referencia para aqueles que os procuram, curando, ensinando e educando, aos encarnados e desencarnados necessitados de luz e de um caminho a trilhar.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Quando se sonha com preto velho é algo extremamente cuidadoso e que exige muita diligência para interpretar. Em termos gerais sonhar com preto velho significa morte e pânico. ... Se você sonhou que conversava com um preto velho significa que esta tragicidade estar muito próxima de acontecer.
Pretos Velhos: Essas entidades gostam muito de café adoçado com bastante açúcar, 1 copo de água e 1 vela branca são ideias para que se cultue os Pretos Velhos aos domingos, dia dedicado a estas entidades. Pode fazer pedidos ou agradecer as graças recebidas.
Maria Conga é uma falange de preta-velha que incorpora em médiuns dentro dos rituais umbandistas.
Maria Conga nascida em 1792 no continente africano, sequestrada e embarcada pelo porto da área que conhecemos atualmente como Congo. Chega ao Brasil por volta de 1804, com doze anos de idade, separada da família, vendida para um fazendeiro em Salvador e rebatizada como Maria da Conceição.
Vó Maria do Rosário: Existe uma linhagem de espíritos dedicados à atuação como pretos-velhos há anos, por causa de um conclave realizado em esferas do astral para organização do que se convencionou chamar de umbanda na Terra.
África
No Município de Magé, ao longo da linha férrea que corta a cidade, localiza-se o Quilombo de Maria Conga. ... Somente em 1810, com 18 anos, Maria Conga chegou a Magé. Por volta de 1854, foi alforriada e, com 35 anos, formou um quilombo para onde se dirigiam os escravos fugidos das fazendas da região.
Maria Conga é uma liderança que foi incorporada de muitas formas, desde a condição religiosa que a Umbanda referencia por sua sabedoria das mulheres curandeiras, passando pela imagem da avó, preta velha, que carrega sua família através dos tempos com responsabilidade, sendo muitas vezes essa velha senhora provedora .
O atual município tem origem no povoado de Majepemirim, fundado em 1565 por colonos portugueses. Possuía um dos principais portos da região, onde muitos navios negreiros descarregavam os escravos.
Guia de Pacobaíba também conhecido como Praia de Mauá, é um bairro-distrito de Magé, no estado do Rio de Janeiro. É a sede e bairro mais importante do 5º Distrito, que leva o seu nome. Possui uma população estimada em 40 mil habitantes. Está localizada em torno de 50 quilômetros da capital fluminense.
Em Síntese de 31-XII-1994, o município é constituído de 5 distritos: Magé, Guia de Pacobaíba, Inhomirim, Santo Aleixo e Suruí.
Administrativamente, o município de Magé, está dividido em seis distritos e trinta e um bairros.
Entretanto, em 1990, Magé perdeu o seu terceiro distrito, Guapimirim, que conquistou sua emancipação político-administrativa. Atualmente tem uma extensão territorial de 376 quilômetros quadrados.