A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930, pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.
A partir de então, foram chamados de “chimangos” os republicanos, agora liderados por Antônio Augusto Borges de Medeiros. Os revolucionários federalistas de 1893, ao invadirem o Rio Grande do Sul, vindo do Uruguai, receberam dois estigmas: o de restauradores e o de “maragatos”.
Gaúcho foi o Guancho fugido de Montevidéu. Quando o Rei da Espanha mandou casais de agricultores das ilhas Canárias povoarem a recém-fundada Montevidéu, eles transplantaram a palavra pela qual identificavam os habitantes autóctones das ilhas: guanches, ou guanchos.
1. Dobre um lenço retangular pela metade e enrole-o em torno de seu pescoço. 2....2. O drapeado
Após dar uma volta com o lenço, você deve pegar as pontas que ficaram soltas e enrolá-las na parte colocada ao redor do pescoço, no sentido contrário ao que estão, criando uma espécie de rolinho. Coloque o tecido esticado pela parte traseira do pescoço e enrole uma das partes soltas no pulso, dando um nózinho.
Gravata feminina
Pegue a ponta maior e dê três ou quatro voltas ao redor do seu pescoço na mesma direção. Utilizando as duas pontas da echarpe, faça um nó simples e então mais outro nó para tirar o excesso de tecido. Coloque o nó embaixo do laço para que o excesso de tecido não apareça.
O nó parisiense é uma aposta sem erro: clássico, simples de fazer, quentinho e muito estiloso. Basta dobrar o cachecol pela metade, colocar em volta do pescoço e encaixar as pontas dentro do laço que naturalmente se formou.
1 – Deixe o meio do cachecol na parte de trás do seu pescoço com comprimento igual em ambos os lados. 2 – Leve uma extremidade para a outra. 3 – Deixe envolver a outra extremidade. 4 – Traga para cima para fazer um nó como ilustrado.