A sacarose em ebulição com ácido clorídrico diluído irá dividi-la em glicose e frutose, que pode ser detectada. O reagente de Benedict é inicialmente azul, mas se tornará amarelo, verde ou vermelho, dependendo da quantidade de açúcares redutores detectados. A presença de glicose na urina pode ser um sinal de diabetes.
Um açúcar redutor é qualquer açúcar que, em solução básica, apresenta um grupo carbonílico livre aldeído (derivado de uma aldose). Sua capacidade de redução se dá pela presença de um grupo aldeído ou cetona livre. Todo monossacarídeo, alguns dissacarídeos e oligossacarídeos.
Os dissacarídeos que não possuem essa característica sem sofrerem hidrólise da ligação glicosídica são denominados de açúcares não redutores. Utiliza-se sacarose para produzir o caramelo em preparo caseiro de caldas para pudins.
Sacarose (dissacarídeo) De gosto extremamente doce, está bastante presente em nosso dia a dia, já que este carboidrato é o nosso açúcar comum. É o resultado da união de uma molécula de glicose e outra de frutose, sendo encontrada em alguns vegetais, como a cana-de-açúcar e beterraba.
Os carboidratos simples possuem um alto índice glicêmico, são digeridos e absorvidos rapidamente pelo corpo. Já os carboidratos complexos exigem um maior esforço do corpo para a sua digestão e liberação de energia, possuindo assim, um índice glicêmico mais baixo.
Ele está presente principalmente nas leguminosas e na banana verde. Fibras: As fibras são um tipo de carboidrato que não é digerido pelo nosso organismo, sendo eliminadas nas fezes. E justamente por essa razão são importantes para a digestão e o funcionamento intestinal.