O que estoma e ostomia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Tipos de estomasColostomia: abertura no intestino grosso para saída de fezes ou urina e fezes. Ileostomia: abertura no intestino delgado (fino) para saída de fezes.
O que é colostomia no intestino?
A colostomia é a exteriorização no abdome de uma parte do intestino grosso, o cólon, para eliminação de fezes/gases. A colostomia é realizada quando a pessoa apresenta qualquer problema que o impeça de evacuar pelo ânus.
Onde são realizados os estomas intestinais?
O estoma intestinal é um procedimento cirúrgico onde é realizada uma abertura no abdome e exteriorizado um segmento da alça intestinal, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado por uma bolsa externa.
Quais os objetivos da ostomia?
A ostomia, mais conhecida como estomia, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes. É um procedimento que salva vidas. Mas, ainda existem pessoas com preconceito ou que olham torto quando alguém diz ou mostra que é estomizado.
Quais os sintomas da ostomia?
Sintomas:
Dor.
Pápulas ou nódulos de coloração acinzentada ou arroxeada, lesões parecidas com uma verruga, localizadas na base do estoma.
Sangrantes ao toque.
Lesões nodulares na base do estoma ou na pele periestomal.
Qual o lado da ileostomia?
Uma bolsa de ileostomia geralmente fica no lado direito do abdômen inferior.
Quais os cuidados o técnico de enfermagem deve ter com a colostomia do paciente?
Quais são os cuidados gerais de Enfermagem com a Colostomia?
Limpar a região da colostomia com soro fisiológico a 0,9%, em movimentos circulares;
Secar a área ao redor com gaze estéril;
Marcar na bolsa o círculo com um guia de corte, de acordo com o diâmetro da fístula, do dreno ou da ostomia;