As radiografias são feitas por um técnico em radiologia, que solicitará que o paciente retire todos os objetos metálicos que possam interferir com a imagem. Dependendo da região do corpo a ser radiografada, o exame pode ser realizado deitado, em pé ou sentado.
Como é feito o RX da coluna? O exame funciona através de um principio simples: é gerada radiação X (através de um emissor), fazendo-a atravessar as estruturas do corpo a estudar (neste caso a coluna), sendo posteriormente recebida por um recetor.
Conheça as oito modalidades para auxiliar diagnósticos:
A radiação ionizante é utilizada para realização de radiografia, fluoroscopia, angiografia e tomografia computadorizada (TC), além de exames de medicina nuclear, e a dose depende de fatores relacionados ao paciente (idade e tamanho), fatores técnicos (parâmetros de equipamento e duração do exame) e modelo do ...
O PET-CT é o melhor exame que existe para diagnóstico de câncer, porque ele realiza dois exames de uma só vez: uma tomografia convencional e um PET. Ele detecta a doença no corpo inteiro, o que pode mudar em até 40% o estadiamento do paciente, direcionando seu tratamento e tornando mais eficiente.
A tomografia computadorizada permite confirmar a localização do câncer, e também se o tumor se disseminou para órgãos próximos, como o fígado, bem como para os linfonodos ou outros órgãos distantes do corpo.
Quando o câncer se dissemina para os ossos da coluna, pode comprimir a medula espinhal, levando a danos que podem provocar paralisia se a doença não for tratada. Conforme as células cancerígenas danificam os ossos, o cálcio é liberado no sangue podendo provocar problemas como a hipercalcemia.
As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.