Tipos de hortelã
A hortelã-pimenta, de sabor mais acentuado, é indicada para chá; mais cítrica e refrescante, a hortelã-limão é boa para bebida gelada; mais sutil, a hortelã-maçã vai bem em saladas; e a hortelã-abacaxi, por ser uma das menos invasivas, pode crescer ao lado de outras plantas.
Hortelã: 10 qualidades ótimas para a saúde
A Hortelã-pimenta é uma planta medicinal e erva aromática, também conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda, que pode ser usada no tratamento de problemas de estômago, dores e inflamação nos músculos, dores de cabeça e enjoo na gravidez e não deve ser usada para emagrecer.
Esta espécie de hortelã, também conhecida como hortelã verde, das-hortas ou vulgar, tem as folhas mais grossas e arredondadas, e é um dos tipos menta, grupo da qual também faz parte a hortelã-pimenta, que é mais ardida e tem as folhas compridas e finas. Conheça as propriedades da hortelã-pimenta.
Para diferenciar a folha da hortelã e da menta, lembre-se que as folhas da hortelã são estreitas, cumpridas e levemente pontiagudas. Ela também possui flores espalhadas por todos os ramos.
Substituindo Hortelã Substitua por manjericão ou alecrim.
O boldo de moita se distingue do boldo de jardim por ter um tamanho menor, uma moita de no máximo 1 m de altura. Quando plantado direto no solo, possui folhas mais pontudas e serrilhadas e sua penugem é menos espessa. Suas flores são rosadas ou liláses, suas hastes têm por vezes tons arroxeados das bases das folhas.
A Hortelã-da-folha-grossa, de nome científico Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng, da família Lamiaceae, é uma planta muito utilizada na cultura popular brasileira, e em outros países, para resfriado, asma, constipação, cefaléia, tosse, febre, entre outros sintomas.
Chá de hortelã-da-folha-grossa para soltar o catarro Este chá é muito bom para combater as doenças respiratórias como gripe ou resfriado. Ingredientes: 6 folhas picadas de hortelã-da-folha-grossa; 150 ml de água fervente.
O chá de hortelã é uma bebida saborosa e indicada para quem quer emagrecer. Além de ajudar a fortalecer os órgãos digestivos, ele ativa as glândulas salivares e as enzimas digestivas, melhorando dores de estômago e facilitando a digestão.
Nesse caso, o ideal é preparar uma infusão com as folhas de hortelã-gorda. Misture cinco gramas de folhas frescas e uma xícara de água fervente, cubra e deixe descansar por 10 minutos. Esse chá deve ser consumido três vezes ao dia.
Ingredientes
More videos on YouTube
Chá de hortelã Para ajudar a acalmar pode beber-se 1 litro de chá de hortelã ao longo do dia, por até 3 semanas.
Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta
Modo de preparo: Colocar as folhas de hortelã pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.
A Hortelã-da-folha-grossa, de nome científico Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng, da família Lamiaceae, é uma planta muito utilizada na cultura popular brasileira, e em outros países, para resfriado, asma, constipação, cefaléia, tosse, febre, entre outros sintomas.
Coloque 200 ml de óleo em uma panela. O fogo deve estar baixo. Adicione também a hortelã esmagada, mexa e permita que ela vá se desfazendo em fogo baixo. Cubra a panela para que a essência natural da hortelã-pimenta não escape.
Os principais métodos de extração de óleos essenciais das plantas são enfloração ou enfleurage, destilação por arraste de vapor e extração com solventes orgânicos.
Pique ou esmague as folhas de hortelã. Pique uma porção de folhas frescas em dois ou três pedaços ou, se preferir, esmague-as com a base de um copo (limpo), para que mais óleos sejam expostos ao líquido. Folhas de hortelã secas podem ser facilmente esmagadas com a mão; se quiser, deixe-as praticamente inteiras.