Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte.
Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a institui- ção, podendo ser de domínio público.
ORGANIZE OS DOCUMENTOS EM PASTAS OU CAIXAS ORGANIZADORAS Por exemplo, se você vai guardar a papelada em uma gaveta grande, opte pelas pastas comuns e pastas sanfonadas. Se o que você pretende é guardar os documentos em uma estante, opte pelas caixas e maletas arquivo.
Dicas da Zezé - COMO CONSERVAR DOCUMENTOS IMPORTANTES. Antes de guardar diplomas, certidões de casamento e outros documentos importantes num baú ou caixas, enrole-os bem apertados e coloque-os dentro de cilindros de toalha de papel. Isso evita as marcas de dobras e mantém os documentos limpos e secos.
Saiba mais sobre como guardar apostilas da faculdade Caixas etiquetadas: utilizar caixas etiquetadas, ou seja, com a devida sinalização, é sempre uma boa ideia. Preferencialmente, escolha caixas de plástico e transparentes, que facilitam o manuseio e até mesmo a visualização do conteúdo rapidamente.
O que fazer com o material escolar antigo? Descubra como evitar o seu descarte absoluto
Para guardar sua documentação em papel, escolha um local com ambiente temperado e estável. Evite manter papéis perto de canos que possam vazar através das paredes ou do teto. Guarde seus documentos em pastas e caixas alcalinas, encontradas em catálogos de materiais de armazenamento.
No caso de documentos físicos que precisa ser mantidos na empresa, é preciso definir um local para a guarda documental – com armários, pastas e todo o material necessário para a organização. Também deve-se levar em conta as condições do ambiente, como temperatura e ventilação, para melhor preservação da documentação.
Uma das primeiras opções de artesanato com revistas velhas, é transformá-las em rolinhos de papel, que servem para montagem de diversos trabalhos artesanais, como vasos, molduras, bandejas, e muito mais. Você pode aproveitar livros antigos para montar uma peça decorativa, que pode enfeitar cada cantinho aí da sua casa.
Se sobrou folhas novinhas do caderno escolar, você pode fazer um novo sem precisar comprar outro no mercado. Este dá certo com aqueles cadernos com espiral, e dá para deixar um toque especial na capa com colagens e pequenos detalhes lindinhos.
10 ideias para brincar com uma folha de papel
Corte as folhas de papel em pedaços pequenos e mergulhe-as em um recipiente com água quente. Quando estiverem bem empapadas, adicione pequenas porções no liquidificador e processe até obter uma pasta homogênea e suave.