Para proporcionar uma boa ventilação natural é preciso posicionar as aberturas em zonas de pressão oposta. A ventilação cruzada promove a remoção do calor por acelerar as trocas por convecção e também contribui para melhoria da sensação térmica dos ocupantes por elevar os níveis de evaporação.
A ventilação natural cruzada é aquela cujas aberturas em um determinado ambiente ou construção são dispostos em paredes opostas ou adjacentes, permitindo a entrada e saída do ar. ... O ar quente é mais leve que o ar frio, fazendo com que no ambiente externo ou interno, o ar quente suba e o ar frio, desça.
7 dicas para aproveitar o ar livre com as crianças
Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.
Nelas estão inclusas as portas e janelas que recebem luz e ventilação direta, ou seja, oriundas do meio externo. Portas e vãos internos não entram nessa contagem. Ambientes abertos como garagem devem constar no quadro. Porém sua área projetada deve constar como VP (Ventilação Permanente) ou ainda “aberto”.
A melhor opção para ventilar qualquer quarto é fazer uma reforma e colocar um exaustor ou criar ao menos duas janelas. Podem ser feitos dois buracos pequenos se o quarto sem janela tiver um cômodo adjacente.
Na falta de cortinas e persianas blackout, cubra as janelas com papel alumínio.
Ligue seu ventilador portátil virado para a janela, assim ele irá jogar o ar quente para fora. Coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto. Esse sistema irá criar um ambiente mais fresco.
Saiba como refrescar o quarto e ter uma boa noite de sono
Jantar de verão a dois: 10 receitas leves e deliciosas
No verão, temos abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco, cupuaçu, figo, goiaba, graviola, jaca, laranja, lichia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga e uva.
Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva; Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo; Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.
Conheça algumas frutas e legumes de cada estação