A abreviatura de observação convencionada é obs., logo, deve escrever-se Obs.: não Obs:. O critério é o mesmo quanto à abreviatura de ordinais. Deve escrever-se 1.º, 2.º, etc. e não 1º, 2º, pois haveria ambiguidade na representação (ordinal, grau, ou potência zero?).
Técnica de coleta de dados, que não consiste em apenas ver ou ouvir, mas em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar, elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo como abordagem qualitativa, podendo ser utilizada na pesquisa conjugada a outras técnicas ou de forma exclusiva.
Observação é analisar, enxergar e pesquisar de forma cautelosa. ... A observação é uma destas ferramentas. É um método aberto, sem a necessidade de instrumentos físicos e do qual não existe um passo a passo delimitado. Mas, é também a primeira ferramenta que os psicólogos aprendem a utilizar.
Como fazer registro de evento
A observação em psicologia tem por objetivo capturar o que não é visível a olho nu, ou seja, o que determina, orienta e o que poderia explicar os comportamentos. Não se pode ficar limitado àquilo que foi visto e à sua descrição.
A Observação é algo tão importante, a ponto de todo bom negociador, explorá-la ao máximo durante todo processo, em que busca através do que vê, ouve, sente, percebe, elementos para embasar sua argumentação e oferta de valor.
Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as idéias interpretativas dos observadores sejam tomadas. Ela também pode ser entendida como verificação ou constatação de um fato, podendo ser tanto espontânea ou casual, quanto metódica ou planejada.
9 – Por que é importante um curso de observação? ... O curso de observação fornece treinamento no uso da observação científica, que sendo objetiva e sistemática, requer adoção de procedimentos específicos de coleta e registro de dados.
Os dados coletados por observação são usados para diagnosticar a situação-problema, para escolher as técnicas e procedimentos a serem empregados e para avaliar a eficácia dessas técnicas e procedimentos.
Interpretar é pensar e fazer alguma coisa à moda de Heródoto; observar é ter uma experiência.
É o instrumento de coleta de dados que jamais poderá ser utilizado como exclusivo nos estudos organizacionais. A observação pessoal subsidia o estudo organizacional.
A observação estruturada, como bem nos revela a própria denominação, caracteriza-se por ser uma ação minuciosamente planejada, com vista a atender critérios preestabelecidos.
Gil (1999), denomina a observação assistemática como simples e atribui como sua característica primordial a condição de pesquisador tornar-se alheio (ser espectador, o que nem sempre é tarefa fácil de cumprir) ao indivíduo ou grupo que se pretende investigar, que observa, mas de forma espontânea.
O objetivo da observação participante é produzir uma "descrição densa" da interação social em ambientes naturais. ... O pesquisador, na observação participante, coleta dados por meio da participação na vida cotidiana das pessoas que ele ou ela está estudando.
Na observação não participante os sujeitos não sabem que estão sendo observados, o observador não está diretamente envolvido na situação analisada e não interage com objeto da observação. Nesse tipo de observação o pesquisador apreende uma situação como ela realmente ocorre.
A observação participante é uma das técnicas muito utilizada pelos pesquisadores que adotam a abordagem qualitativa e consiste na inserção do pesquisador no interior do grupo observado, tornando-se parte dele, interagindo por longos períodos com os sujeitos, buscando partilhar o seu cotidiano para sentir o que ...
A observação participante é uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses e os afetos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade (Anguera, Metodologia de la observación en las Ciencias Humanas, 1985).
Para Gil (2002 pg. 44), pesquisa bibliográfica ..."é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos". Analisando até neste ponto, podemos concordar que a pesquisa bibliográfica é baseada em livros e outros escritos.