Ingredientes
Significado de Jerivá substantivo masculino [Botânica] Planta da família das Palmáceas (Coccos romanzoffiana), frequente nas matas sul-brasileiras, que produz frutinhos amarelos, comestíveis; jerivazeiro, baba-de-boi, coco-de-cachorro, coqueiro-do-rio-grande, palmito-amargoso.
Jerivá ou “coquinho” (Syagrus romanzoffiana) – uma palmeira nativa da Mata Atlântica no Brasil, mas pode ser encontrada em diferentes tipos de florestas, como restinga, floresta ombrófila densa, floresta estacional semidecidual, mata ciliar, mata paludosa, floresta estacional decidual, cerrado.
Frutos e subprodutos Coqueiro (Cocos nucifera) carregado de frutos. Nos trópicos, as palmeiras fornecem alimento, óleos, madeira e matéria-prima para abrigo, vestuário, combustível, materiais de construção, entre outros usos. O cultivo tropical de coco para a produção de óleo de cozinha é um dos mais rentáveis.
Mas o que chama mais atenção na planta é a sua inflorescência (a parte onde se localizam as flores), considerada a maior dentre todas as espécies conhecidas do mundo. São milhares de minúsculas florezinhas em tons de amarelo que surgem apenas uma vez, normalmente quando a palmeira tem de 40 a 70 anos de idade.
Euterpe edulis
Energético: Fornece energia e dá pique para atividades físicas. Também possui ferro, que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemia. Rico em fibras: A alta concentração de fibras da juçara atua nas funções intestinais, combatendo a prisão de ventre e proporcionando saciedade.
De modo geral, o açaí não engorda e pode ser aliado no emagrecimento quando consumido corretamente. O grande problema do açaí na tigela, popularmente consumido, é a adição de xarope de guaraná. Esse ingrediente o torna mais doce e aumenta os níveis de insulina no corpo, estimulando o estoque de gordura.
Se usada da forma correta, o açaí pode sim auxiliar na perda de peso. Isso acontece graças ao poder antioxidante e anti-inflamatório e também pela presença de fibras. A dica é optar sempre por consumir a polpa natural da fruta, sem adição de xarope de guaraná ou outro produto ou conservante.
E depois fizeram exames clínicos. “Chegamos à conclusão que o açaí pode ser benéfico, pode melhorar doenças cardiovasculares. Pode impedir que o colesterol suba muito, pode impedir que os triglicerídios subam muito”, aponta Claudine Alves Feio, cardiologista da UFPA.
"O açaí contém ainda elevada taxa de vitamina E, possui fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1, além de elevado teor de antocianinas, capaz de favorecer a circulação sangüínea e combater o colesterol alto. E mais: é também rico em ferro", diz a nutricionista.
O suco de abacaxi e bagaço da laranja é ótimo para baixar os triglicerídeos porque tanto o bagaço da laranja como o abacaxi possuem fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribuindo para baixar os valores de colesterol e triglicerídeos no sangue.
PREFIRA: Pão francês, de forma, integral, de leite, italiano, português, sírio, de hambúrguer, de hot dog, baguete simples, de minuto, de batata, brioche sem recheio, recheados de verduras, bisnaguinha, torradas, ciabatta.