Pique toda a pele obtida e coloque em um copo. Para cada copo de pele de frutas, coloque 3 copos de água em uma panela, junte as peles e leve para ferver por 30'. Coloque todo o conteúdo da panela no liquidificador e bata até obter uma polpa homogênea.
A substância quase milagrosa presente neste alimento é a pectina, uma fibra solúvel que se transforma numa espécie de gel dentro do estômago e equilibra a absorção de gorduras, açúcar e colesterol. "Ela diminui a velocidade da entrada do açúcar no sangue, evitando-se os picos de insulina.
As frutas mais ricas em pectina são maçã, laranja, tangerina, limão, groselha, amora e pêssego, enquanto os vegetais mais ricos são cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha.
Pectina de limão ou laranja Se preferir, você pode ralar a casca com um ralador fino (e aproveitar as raspas para alguma outra receita, como um risoto ou um bolo). Retire a parte branca da fruta, que é uma espécie de segunda casca, e pique toda essa pele e coloque-a em um copo com água.
O seu uso recomendado é de: uma parte de pectina para cinco partes de açúcar. Isto é, se usar 5 xícaras de açúcar em sua receita, use 1 xícara de pectina. Você pode usá-la como espessante e gelificante em bolos, biscoitos, iogurtes etc.
Pectina de maracujá Para a pectina de maracujá, use a mesma proporção: 10 frutas para cada litro de água. Use a parte branca e as sementes, livrando a polpa para outros usos (pode-se fazer também com a casca). Ferva até que a parte branca da casca fique bem macia.
As frutas devem estar frescas e maduras “no ponto” – ou seja, nem verdes nem passadas. Se estiverem verdes, sua geleia ficará ácida; as passadas resultam em geleias que açucaram em poucos dias.
Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo, até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 10 minutos. Escorra e despreze a água. Isso diminui o gosto amargo.
Para saber se a geleia está no ponto, basta colocar uma pequena porção em um prato e esperar esfriar. Se a geleia estiver no ponto, quando você passar o dedo, ela vai estar grossinha e grudenta, então desligue o fogo e adicione novamente o suco de ½ limão.
Acrescente 1/3 de xícara (das de chá) de suco de limão e misture bem. Leve ao fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos, em fogo baixo. Após esse tempo coloque meia xícara (das de chá) de água e deixe apurar mais uns minutinhos. Cuidado para não apurar demais e a geleia endurecer.
Pelo sabor adocicado e ao mesmo tempo picante, a geleia de pimenta pode ser servir com carnes, como em um churrasco ou carne grelhada, seja frango, boi, porco ou peixe. Também é possível servir assados no forno com geleia de pimenta. Você pode pincelar toda a peça de carne antes de servir.
O azeite pode ser seu aliado tanto antes de cortar pimenta quanto na hora em que a sua mão estiver ardendo. Isso porque esse ingrediente vai ajudar a dissolver as substâncias que provocam o ardor na pele. Para isso, basta colocar uma quantidade pequena nas mãos e esfregar o azeite por elas, formando uma fina camada.
Como citamos acima, o gelo é a melhor opção de como neutralizar pimenta. Além de reidratar, vai zerar o desconforto momentâneo gerado pela pimenta. A seguir mais alguns exemplos abaixo: – Qualquer produto com gordura também vai ajudar, como por exemplo leite, manteiga, requeijão, etc.
Outra forma de tirar o ardor da pimenta da comida, é acrescentando açúcar. Vá acrescentando e vá provando. O açúcar é igualmente útil para quando come algo demasiado apimentado, e é muito mais eficaz a aliviar o ardor do que beber litros de água! Basta mastigar um pouco de açúcar para sentir um alívio quase imediato.
Olá! As ilusões gustativas são ilusões criadas por algumas substancias, ou seja, são sensações falsas. A pimenta possui uma substâncias que é usada pela mesma como forma de defesa, que é a capsaicina, ela manda um sinal para o cérebro, o que causa a sensação de queimação, que não é real de fato.