Antes de se transformarem em comprimidos ou cápsulas, as substâncias passam para uma etapa conhecida como granulação, que transforma o pó em grânulos. Esses grãozinhos, por sua vez, são prensados de acordo com a dosagem de cada medicamento.
As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.
Como entender os diferentes tipos de receita médica
Fármaco: genérico e/ou comercial. Posologia e forma de apresentação. Tempo de uso. Indicação.
Componentes básicos da receita médica
Superinscrição: nome e endereço do paciente que receberá o medicamento, seguido pela forma “uso interno” ou “uso externo”. Inscrição: nome do fármaco, forma farmacêutica (comprimido, solução, pomada) e sua concentração. Subinscrição: quantidade a ser fornecida. Transcrição: as orientações para o paciente.
Introdução: A prescrição médica é muito importante na comunicação entre os profissionais de saúde, pois contribui para a segurança do paciente e aderência ao tratamento.
A prescrição médica ou ainda receita médica é definida como a prescrição de medicamento, escrito em língua portuguesa, contendo orientação de uso a um paciente, efetuada por um profissional legalmente habilitado, quer seja de formulação magistral (preparado artesanalmente) ou de produto industrializado.
Todo tratamento com antibiótico aumenta o risco do desenvolvimento da resistência bacteriana, de modo que essa classe de medicamentos só deve ser utilizada quando realmente existe necessidade.
Um dos principais riscos ao tomar antibiótico por conta própria é a transformação de bactérias existentes em “superbactérias” ou bactérias super-resistentes e por que isso acontece? Principalmente pelo uso inadequado e pelo excesso de antibiótico já tomado por um paciente.
Os medicamentos só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita médica de controle especial, em duas vias. A primeira ficará retida na farmácia, e a outra deve ser devolvida ao paciente, carimbada com a comprovação do atendimento. A receita terá validade de apenas 10 dias.
A partir de hoje, os médicos não podem mais emitir o remédio sem observar a determinação; farmácias têm de cumprir a norma.
A prescrição de antibióticos pode ser feita com receita comum, desde que ela tenha os dados necessários do paciente e do medicamento e seja feita em duas vias.
- Os antibióticos só poderão ser vendidos em farmácias e drogarias do país mediante apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor. - A primeira via da receita ficará retida na farmácia, e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento.
Adultos e crianças acima de 12 anos* Comprimidos revestidos 500 mg + 125 mg 1 comprimido três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) * A dose diária usual recomendada é de 25 mg/kg, dividida por meio da administração de 8 em 8 horas.