boa hora!
Indução. Às 19 horas a médica foi “aplicar” a primeira medição, um comprimido intravaginal com a função de contrair o útero e “expulsar” o bebê. Fiquei nervosa mas tinha muita fé que ia dar certo. Comi, dormi, mexi no celular e nada… Nada de dor insuportável nem desconforto, nem nada!
Para que a força seja verdadeiramente eficaz, deve-se fazer força contraindo a parede do abdómen e empurrando para baixo, acompanhando a contração sempre que tal seja possível. Neste caso, a respiração tem um papel fundamental.
O peso de um bebê geralmente varia de 2,600kg a 4,000kg. Mas pode nascer de parto vaginal se ele passar de 4,000kg? Sim!
Sim. Quando a cabeça do bebê passa pelo canal de parto pode comprimir o reto, parte do intestino que fica logo atrás do útero e da vagina. Se acontecer, não tem problema algum, os médicos estão acostumados a limpar, se necessário.
E a lavagem intestinal? Há duas posturas. No parto normal, alguns médicos consideram o procedimento necessário porque ao passar pelo assoalho pélvico, no final do canal de parto, o bebê espreme o reto e, se houver grande quantidade de fezes, elas serão expelidas no momento da expulsão do bebê, podendo contaminá-lo.
Uma vez que o trabalho de parto tenha realmente começado, quando você deve ir ao hospital? Cada situação é diferente da outra, mas, geralmente, é aconselhável que as gestantes devam ir para o hospital quando as contrações durarem 60 segundos ou mais, com cinco minutos de intervalo entre elas por pelo menos uma hora.
No dia marcado para o parto, a grávida deve ficar sem comer de 6 a 8 horas antes de ir ao hospital. É uma exigência médica por causa da anestesia utilizada, que pode levá-la a ter refluxo e se engasgar com a comida do estômago, correndo o risco de asfixia.
Alimentos a evitar durante o trabalho de parto. Alguns alimentos como doces, chocolate, bolos ou sorvete são desaconselhados durante o trabalho de parto, assim como carnes vermelhas, embutidos, frituras ou outros alimentos ricos em gordura, porque podem causar indigestão e aumentar o desconforto da mulher.
“É recomendável que a gestante faça um jejum de 8 horas de alimentos sólidos e leite e de 4 horas para água no período que antecede à cirurgia”, explica a Dra.
Um parto por cesariana tem geralmente a duração de 45 minutos a uma hora. Pode ser realizado sob anestesia espinhal, em que a mulher se encontra consciente, ou sob anestesia geral. É introduzido um catéter urinário para drenar a bexiga e o abdómen é limpo com um antisséptico.
Também existe um exame apropriado para verificar a maturidade dos pulmões do bebê. Este tem como finalidade verificar a quantidade de corpos lamelares através do liquido amniótico. Se a quantidade for superior a 70%, então significa que o bebê já poderá vir ao mundo sem ter problemas imediatamente após ao nascimento.