Algumas brincadeiras que podem ajudar o bebê a sentar sozinho são:
Aos 6 meses, a maioria dos bebês já é capaz de sentar sem apoio, o que significa estar aprimorando o controle do equilíbrio.
Aos nove meses, a maioria das crianças já é capaz de se sentar sozinha, sem necessitar de apoio algum. Nesta fase, é provável que não ficará em uma posição só.
Entre o primeiro e o quarto mês de vida, coloque-o de vez em quando de barriga para baixo em uma superfície plana e firme. Assim, ele pode se apoiar com segurança e levantar a cabeça. Outra forma de estimular, a partir do 4º mês, é colocar o bebê no colo, sentado de frente para você, segurando-o pelas axilas.
Geralmente, os bebês começam a querer sentar quando estão com uns 4 meses, conseguindo ficar sentados com o apoio de algum móvel ou de uma pessoa. Já com 5 para 6 meses, boa parte deles já consegue sentar com o apoio das mãos no chão.
Colocar uma das mãos apoiada na sola do pé do bebê, quando ele já estiver de barriga para baixo: Isso fará com que ele naturalmente, ao se esticar, faça força contra as mãos e engatinhe. Engatinhar ao lado do bebê: ao observar como se faz, o bebê tende a querer imitar o movimento, facilitando seu aprendizado.
Dores nas costas A criança pode sofrer com fadiga muscular, postura incorreta e, indiretamente, ter desvios na coluna vertebral, como escoliose, lordose e cifose”, alerta o Dr. Mauricio. O modelo de mochila mais apropriado para as crianças é o de rodinhas, uma vez que o peso se encontra no chão e não na coluna.
Como identificar - Normalmente, o bebê aponta o local que está dolorido. Se for uma dor de ouvido, por exemplo, vai tentar tocar as orelhas. Causa - Roupas apertadas, mesma posição no berço etc. Como identificar - O choro é irritado e seguido de movimentos corporais.
Como saber se o bebê está com dor Caso a intensidade do choro aumente você já sabe onde está o problema. Outra dica é observar os hábitos da criança, um ciclo do sono conturbado e dificuldades para comer também são sinais de que ele está com algum tipo de problema.
Colocar a mão na cabeça, no mesmo lugar, por diversas vezes; parar de realizar atividades que gosta bruscamente (brincar), além de evitar esforços físicos e claridade, podem ser alguns sinais de que a criança está realmente com dor.