Capacitação profissional significa aprimorar as capacidades técnicas que são adquiridas dentro da sua própria profissão. Ela tem por objetivo maior abastecer o repertório afim de se tornar mais competente e, dessa forma, conseguir desenvolver uma determinada atividade.
Como colocar cursos e certificados no currículo
Cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária. O candidato precisar ser honesto e indicar seu real conhecimento no idioma, já que o recrutador poderá testá-lo durante a entrevista.
O campo “Curso” localiza-se no item Formação acadêmica ou complementar de seu currículo. Lá você poderá preencher informações sobre cursos complementares, de graduação ou pós-graduação, completos ou ainda em andamento.
Onde colocar as atividades extracurriculares no CV Por representarem informações adicionais, fora do escopo profissional, as atividades extracurriculares devem aparecer no fim do currículo, após a experiência profissional e a formação acadêmica. Coloque-a preferencialmente após a área de idiomas.
O que são cursos extracurriculares Um curso extracurricular é basicamente um curso de formação curta que é focado em ensinar a um grupo de pessoas um assunto que não faz parte da base curricular de seus cursos de graduação. Eles complementam a formação e ajudam a estar mais preparado para várias formações.
Em linhas gerais, são todas as atividades que um aluno ou jovem profissional pode buscar e que são diversas da formação acadêmica profissional.
Dança, teatro, culinária, circo e até robótica. As atividades extracurriculares oferecidas pelas escolas brasileiras são utilizadas para diversas finalidades, como despertar a criatividade e o talento nos estudantes e melhorar o desempenho em sala de aula.
O conceito de atividades educativas se baseia na criação de situações de aprendizagem pelo professor. Elas possuem o intuito de elevar a possibilidade de que os alunos tenham contato com experiências que os permitam atingir os objetivos educacionais.
A experiência traz benefícios diversos para quem a realiza, como o exercício da teoria e o desenvolvimento ao serviço da sociedade. Já o extracurricular não é obrigatório para concluir a formação, então, é válido como atividade opcional.
As atividades extracurriculares podem auxiliar a escola a complementar a formação dos estudantes em áreas diferenciadas, que vão desde aspectos emocionais até a criatividade. Essas atividades são fundamentais para que os estudantes se desenvolvam de maneira completa, não apenas em uma área.
Resumindo: O que são atividades extracurriculares? São as atividades que os estudantes realizam além da sala de aula. Algumas categorias de atividades desse tipo são artes (dança, música, teatro, etc.), participações em clubes, hobbies, esportes, trabalhos voluntários e ações comunitárias.
São consideradas atividades extracurriculares todos os cursos, oficinas e outras iniciativas que preenchem o tempo livre das crianças após a escola e por meio das quais elas podem adquirir conhecimentos diferenciados.
Como conseguir horas complementares rapidamente?
Confira alguns exemplos de atividades complementares e dicas para que você faça essas horas de formação de uma maneira mais prática e eficaz:
Cada faculdade exige um limite em horas complementares diferente, mas há uma resolução publicada em 2007, que estabelece uma carga horária que não deve ultrapassar de 20% das horas total do curso.
As Atividades Complementares não são pagas, não geram DP e podem ser finalizadas até o último semestre do curso. No entanto, sua conclusão é condição necessária para a colação de grau, portanto o aluno que não completar sua carga horária não poderá solicitar o certificado de conclusão do curso e também o diploma.
Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis