Os limites de ruído suportados pelo ser humano equivalem ao intervalo de intensidade sonora entre 20 e 140 decibéis (dB). Os ruídos acima de 120 dB provocam sensação de desconforto e acima de 140 dB alcançam o limiar da dor.
130 dB
Mensuração de ruído Como regra geral, é tolerada exposição de, no máximo, oito horas diárias a ruído, contínuo ou intermitente, com média ponderada no tempo de 85 dB(A) , ou uma dose equivalente. No caso de níveis elevados de pressão sonora de impacto, o limite é de 130 dB(A) ou 120 dB(C).
contínuo flutuante ou intermitente: ruído cujo nível varia continuamente de um valor apreciável durante um período de observação ( superior a ± 3 dB) e. impacto ou impulsivo: ruído que se apresenta em picos de energia acústica, de duração inferior a um segundo e com , entre picos, inferiores a 1 segundo.
O ruído interno inclui os ruídos psicológico e semântico. Já o ruído externo geralmente está relacionado ao ambiente físico (ruído físico) e ao estado fisiológico do falante ou do ouvinte (ruído fisiológico). Esses quatro tipos de ruído podem interromper o processo de comunicação a qualquer momento.
Enfim, a diferença básica entre um e outro é que o dosímetro já faz os cálculos da dose de ruído em função do tempo, enquanto que o decibelímetro é mais utilizado para medições pontuais e através de alguns modelos que possuírem a função de datalogger é possível se obter um arquivo destes pontos no decorrer de um ...
O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos. O nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro.