Em um período em que os grandes países europeus já haviam se industrializado, competiam por mercados consumidores e por matérias-primas, disputando territórios na Europa, Ásia e África, motivados pela ideologia nacionalista.
Com a revolução industrial,houve a necessidade por parte dos países industrializados em conseguir matéria prima barata e mercado consumidor para seus produtos. ... Então essa é a relação principal,Revolução,gera imperialismo(neo-colonialismo) que culmina na primeira guerra mundial.
A situação da Europa após o fim da Primeira Guerra foi de caos econômico, político e social, pois suas indústrias, sistemas comerciais e produtivos foram fragilizados e em muitos casos destruídos durante a guerra. Guerras possuem muitos custos, primeiramente o das vidas humanas, que são irreparáveis.
Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos, assumiram a hegemonia econômica do planeta. Passaram de devedores a credores no mercado internacional. ... Enfim, a recuperação veio somente após uma importante restruturação econômica do governo.
Os Estados Unidos se tornaram, depois da Primeira Guerra Mundial, a economia que mais rapidamente crescia no mundo capitalista, passando a exportar produtos e serviços para os países europeus, que haviam sido devastados pelo conflito.
Os EUA se tornaram o maior credor do mundo e no final dos anos 1920, o país respondia por mais de 42% da produção industrial global. Enquanto isso, França, Inglaterra e Alemanha juntas detinham 28%. O fim da guerra, porém, provocou uma pequena queda na economia norte-americana.