A épura é uma representação, num plano, de qualquer entidade geométrica, mediante projeções ortogonais. Ela é muito usada em geometria descritiva e em desenho técnico para a representação de modelos e resolução de problemas.
Um desenho isométrico é uma representação simples de uma projeção isométrica 3D. Este método de desenho fornece uma forma rápida de criar uma vista isométrica de um projeto simples.
No Brasil, assim como na Europa, Ásia e em outros países usa-se da projeção no primeiro diedro, e o 3º diedro é usado nos EUA e no Canadá. Em casos de simetria é possível descartar três das seis vistas, por oferecerem redundância de medidas.
A projeção ortogonal da trajetória dos pontos A e B, sobre o plano do chão da gangorra, quando esta se encontra em movimento, é: Observe que a trajetória dos pontos A e B são partes de uma circunferência. Para quem olha de cima, o ponto B, por exemplo, move-se em linha reta para trás e, depois, para frente.
É denominado Projeção Ortogonal (do grego ortho = reto + gonal = ângulo), pois os raios projetantes são perpendiculares ao plano de projeção. perpendicular ao plano de projeção, a projeção resultante é uma linha. ... projeções resultantes são constituídas de figuras iguais.
As vistas ortogonais principais recebem os nomes de plano, perfil e corte. A projeção ortogonal é a projeção paralela na qual todas as projetantes interceptam o plano de projeção em ângulo reto. Os planos ortogonais formam no espaço duas porções iguais, denominadas de projeção ponto.