Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana.
5 sinais de que você está à beira da fadiga
Aprenda hábitos e atitudes que energizam o dia a dia e deixam você muito mais disposta e livre do cansaço!
Como qualquer outro músculo do nosso corpo, ao realizar um esforço contínuo, ocorrem o estresse das funções oculares e cansaço. Desta forma, o olho fica incapaz de promover o foco exato, ocasionando assim os sintomas de fadiga ocular.
Dores de cabeça, visão turva, sensação de cansaço, coceira e ardência nos olhos, são apenas algumas das manifestações oculares dos quadros de estresse elevado.
A diplopia monocular é um problema oftalmológico relacionado a distorções no caminho da luz, podendo ser causada por secura de olhos, irregularidade da córnea, deslocamento de catarata ou cristalino ou, raramente, de lesões retinianas envolvendo a mácula.
Causas. A visão dupla monocular pode ocorrer quando alguma coisa distorce a transmissão da luz através do olho para a retina (estrutura no fundo do olho que detecta a luz). Podem ocorrer mais de duas imagens. Uma das imagens tem qualidade normal (por exemplo, na luz intensa, contraste e claridade).
Para tratar o derrame ocular nem sempre é necessário, pois geralmente ele desaparece sozinho ao fim de alguns dias. Entretanto, o que se pode fazer para acelerar a cura é colocar compressas de água fria no olho, 2 vezes ao dia.
Derrame ocular: como retirar a mancha de sangue no olho?
Normalmente, uma mancha vermelha no olho ocorre quando o sangue se acumula sob a conjuntiva devido a uma hemorragia subconjuntival. A conjuntiva é a membrana transparente que cobre a superfície do olho. A conjuntiva contém minúsculos vasos sanguíneos que podem se romper ou vazar após aumentos súbitos de pressão.
Nossos olhos são altamente vascularizados, e essa hemorragia ocorre pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos situados na conjuntiva, uma fina camada mucosa transparente que recobre a esclera (parte branca dos olhos). O sangue é retido na região, provocando assim as manchas vermelhas no olho.
Trata-se de uma proliferação dos melanócitos da conjuntiva, que são as células pigmentadas, causando uma coloração marrom na parte branca do olho (aparece como uma pequena mancha marrom na superfície do olho). Existem dois tipos de melanose primária adquirida: com células atípicas e sem células atípicas.
Com o envelhecimento, o vítreo (fluído gelatinoso que preenche o globo ocular) contrai-se, podendo se separar da retina em alguns pontos, sem que cause obrigatoriamente danos à visão. Nesses momentos, formam-se pequenas áreas de vítreo condensado, que vemos como manchas na visão.
Fique atento a manchas, pontos ou feixes de luz nos olhos. "Quando as "estrelas" são produzidas no cérebro, essas ocorrências recebem o nome de "fosfênios" e são conseqüência de descargas elétricas no córtex occipital, área do cérebro relacionada à visão.