Como fazer um projeto de melhoria dentro de uma empresa
Como criar um projeto social
A NBR apresenta as seguintes partes de um trabalho acadêmico: PARTE EXTERNA Capa (obrigatório) Lombada (opcional) PARTE PRÉ-TEXTUAL Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula ( ...
1) Escolha do tema; 2) Revisão de literatura; 3) Justificativa; 4) Formulação do problema; 5) Determinação de objetivos; 6) Metodologia; 7) Coleta de dados; 8) Tabulação de dados; 9) Análise e discussão dos resultados; 10) Conclusão da análise dos resultados; 11) Redação e apresentação do trabalho científico.
Estrutura do Trabalho com ABNT É toda introdução feita no trabalho ou na monografia dando uma aparência antes do conteúdo do trabalham, esse deverá ser composto por: Capa, Folha de Rosto, Folha de Aprovação, Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Língua estrangeira, Sumário.
A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (referência; anexo).
Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:
Os elementos textuais são o desenvolvimento do conteúdo do trabalho propriamente dito. Têm três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão, além de outras subdivisões que enriquecem o trabalho de pesquisa.
Elementos textuais Texto principal do trabalho de graduação interdisciplinar, de artigos científicos e relatórios do qual podem fazer parte alguns ou todos os seguintes elementos: apresentação, introdução, revisão de literatura, fundamentos teóricos, resultados, desenvolvimento, conclusão e recomendações.
Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
Estrutura do artigo científico
Já o desenvolvimento precisa ser organizado em seções ou capítulos enumerados. Ele tem que apresentar a fundamentação teórica do trabalho, explicar detalhadamente todo o processo de pesquisa e evidenciar os dados coletados. A conclusão é parte essencial entre os elementos textuais obrigatórios de um trabalho acadêmico.
De acordo com Gonçalves (2004) na introdução devem constar os objetivos da pesquisa, o problema e as hipóteses de trabalho ou as questões norteadoras (quando for o caso), a justificativa da sua escolha e a metodologia utilizada, com base no referencial teórico pesquisado.