As Joaninhas são consideradas trazedoras de muito boa sorte no cristianismo. ... Elas são insetos com boas intenções e por isso são associadas à boa sorte e à felicidade. Por isso, se uma joaninha pousar em você, acredita-se que boas coisas estão para lhe acontecer.
Além disso, as joaninhas são na simbologia, sinônimos de amor, fertilidade e equilíbrio, e é dito por aí, que ao se deparar com uma, a quantidade de pintas que há em suas costas corresponde ao número de meses passados até que um amor verdadeiro surja na vida dessa pessoa.
Por este fato, a joaninha está associada à boa sorte, à felicidade, ao equilíbrio e à harmonia. Para os chineses, a joaninha representa a boa sorte e é uma mensageira do Divino. ... Nos Estados Unidos, muitas joaninhas voando, na primavera, significa que haverá colheita abundante.
Como atrair: Para atrair Joaninhas deve-se plantar: endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas e/ou cenoura.
A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.
As borboletas são grandes polinizadoras de plantas e colaboram com os ciclos de nutrientes presentes no ambiente, dois processos que são fundamentais para a vida na Terra. Além disso, as borboletas servem de alimento para diversos animais.
Habitat. As joaninhas podem ser encontradas em todos os lugares do planeta. Além disso, nos campo, em cima de plantas e folhas, são facilmente avistadas, pois não se escondem. Elas escolhem para ficar nas plantas que tem pulgões, seu alimento.
As joaninhas têm tudo a ver com o controle biológico de pragas. ... Além de se alimentar dos insetos (fonte de proteínas na dieta alimentar), as joaninhas também consomem néctar e polens, então uma forma de atraí-las e mantê-las por perto é cultivar plantas que produzem pólen, que sejam coloridas e cheirosas.
A joaninha é uma valiosa aliada dos jardineiros e dos agricultores. ... Onde existem joaninhas não há pulgões. As joaninhas depositam seus ovos nas mesmas plantas infestadas pelos pulgões. Ao nascer, as larvas de joaninhas são também carnívoras e se alimentam dos afídios.
Dentre as vantagens do controle biológico, temos:
Outra forma de defesa utilizada por algumas espécies é o comportamento de deitar-se com o abdome para cima, seguido da liberação de um líquido com odor desagradável. Dessa forma, a joaninha finge-se de morta e esquiva-se da atenção de seu predador.
o produtor da cadeia é a árvore, o pulgão que se alimenta da árvore é o consumidor primário, a joaninha que se alimenta do pulgão é o consumidor secundário e o passarinho que se alimenta da joaninha é o consumidor terciário.
Joaninhas podem caminhar por aí, inclusive de cabeça para baixo, sem cair. As patas têm pelos que liberam uma meleca, mantendo-as presas à superfície. Já as asas, bem duras, ajudam na defesa contra predadores. Para voar, elas contam com outro par de asas por baixo do primeiro.
Os insetos geralmente podem ter duas ou quatro asas. As borboletas, moscas, libélulas, joaninhas e abelhas podem alcançar velocidades diferentes durante o vôo. Os insetos também utilizam as suas seis patas para se locomoverem andando, por serem tão pequenos, não parecem que são rápidos.
Esses insetos vivem quase em qualquer lugar da Terra, desde que haja vegetação abundante. Elas saem durante o dia para desenvolver suas atividades vitais, podendo ser vistas facilmente nas folhas, e quando chega a escuridão, elas dormem. Além disso, durante os meses frios elas realizam processos de hibernação.
Uma superstição bastante compartilhada com crianças em diferentes culturas é “nunca matar uma joaninha, pois isso pode trazer má sorte”. A fonte deste ditado pode ter sido justamente os próprios agricultores que queriam proteger esses insetos minúsculos, mas eficientes defensores das plantações.
Uma das receitas para eliminar estas pragar segue a seguinte receita: adicionar 10 g de sabão a 1 L de água quente, deixar arrefecer e pulverizar nas plantas. As joaninhas são um predador natural dos pulgões, evita usar inseticidas, pois estas são muito sensíveis a estes produtos.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Confira cinco receitas caseiras para eliminar de vez as pragas do seu jardim ou horta:
Um método bem interessante para matar as cochonilhas é usar uma calda de fumo, pois este ingrediente é um poderoso antifúngico e bactericida, capaz de cicatrizar as feridas causadas por esse inseto e eliminar outras infecções secundárias.
Spinosad e permetrina são de procedência natural e podem acabar com os besouros. E qualquer produto inseticida que contenha carbaril ou bifentrina também lhe dará o controle adequado quando aplicado com a dose e horários recomendados pelo fabricante do produto.