Para ter uma ideia, a solução injetável intravenosa para controlar transtornos convulsivos é administrada à uma taxa de 0,5 mg por kg de peso do cachorro. Por outro lado, na administração oral de diazepam em comprimidos para cães pode ser de até 2,2 mg por kg.
Amarre o pano no cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito) e finalize dando um nó na região traseira, mas certifique-se que não esteja exatamente sobre a coluna. Lembre-se, é claro, de não apertar muito a faixa.
-Colocar um algodão no ouvido do cachorro ajuda a abafar o barulho. -Sempre converse com um veterinário sobre o problema. Em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma.
Depois de dar um banho caprichado no cachorro, a nossa dica é fazer uma boa higiene dos ouvidos. Para isso, use um pedaço de algodão (ou gaze) umedecido na água ou com um pouco de soro fisiológico e esfregue bem toda a parte de dentro das orelhas.
Sintomas de otite canina
Ao dar banho, utilize um algodão para proteger as orelhas do animal. Coloque um chumaço de algodão nos ouvidos e faça leve pressão para não entrar água. Cuidado para não aprofundar muito o algodão. Sempre confira os ouvidos após dar banho ou secar seu bichinho.
Água com sal para otite canina Dissolva uma colher de chá de sal em um copo pequeno de água morna, depois umedeça as orelhas do seu cachorro com a solução. O sal é um excelente antisséptico e será de grande ajuda para tratar a presença de ácaros e fungos atuando assim como uma das opções de remédio para otite canina.
Antes de iniciar o banho, coloque chumaços do algodão impermeável nos ouvidos para bloquear a entrada de água no conduto auditivo, evitando otites e inflamações e depois de terminado o banho lembre-se de retirá-lo. O cuidado com os ouvidos na hora do banho é imprescindível.
Na hora do banho, é muito importante proteger a orelhinha do bebê para que a água não entre em contato direto com o ouvido e ocasione otite – infecção no ouvido. Prefira limpar a região após o banho com um pedacinho de fralda umedecida.
O uso de tampões pode ajudar a evitar este tipo de impacto, tal como também proporcionam uma higienização básica, principalmente se o mergulho estiver a ser feito na piscina, onde a água é mais parada do que a do mar.
A dor de ouvido pode ter várias causas, como infecções (otites), cerume, disfunção da articulação temporo-andibulas e amigdalites. O tratamento irá depender da causa da dor de ouvido. Neste caso, o algodão com álcool não é indicado e dependendo da causa pode até piorar a inflamação.