Em casos de faringite viral, a doença deve ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, além de uma intensa rotina de hidratação. Já o tratamento para a faringite bacteriana consiste no uso de antibióticos que podem ser administrados por via oral ou por injeção intramuscular.
Infecções de Vias Aéreas Superiores As infecções das vias aéreas superiores (IVAS) são um dos problemas mais comuns encontrados em serviços de atendimento médico pediátricos, resultando em uma morbidade significativa em todo o mundo. As IVAS são a causa mais comum de crianças atendidas por infecção respiratória aguda.
Infecção das Vias Aéreas Superiores IVAS de Repetição em Pediatria. Pneumologista pediátrico. As infecções das vias aéreas superiores (IVAS) são a causa mais comum de atendimentos médicos por infecções respiratórias agudas e resultam em morbidade significativa.
A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma infecção que surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores ou altas, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores ou baixas, como brônquios e pulmões.
As IDPs ocorrem em pessoas nascidas com o sistema imunológico deficiente em algum setor e manifesta-se por meio de infecções “comuns”, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras. São mais de 300 doenças diferentes e, por isso, a prevalência varia muito.
2) Através de uma série de medidas estatísticas descri- tivas e analíticas concluiu-se que são quatro os sinais de maior poder diagnóstico em casos de otite média aguda ou em regressão em crianças: o abaulamento, o nível líquido, a perfuração aguda e a alteração de cor da membrana timpânica.
Otite média com efusão (OME) é definida pela presença de líquido na orelha média sem sinais ou sintomas de infecção aguda. O fluido persistente na orelha média nos casos de OME leva a diminuição da mobilidade da membrana timpânica e serve como uma barreira à boa condução sonora.
Tratamento da otite média Os sintomas podem ser amenizados com analgésicos, mas consulte o pediatra no caso de crianças e adolescentes, pois alguns medicamentos não devem ser administrados em determinadas condições.
A otite média aguda (OMA) resulta de uma infecção provocada por vírus ou bactérias, geralmente decorrente de uma complicação do resfriado comum ou de alergias. Embora a otite média aguda possa ocorrer em qualquer idade, é mais comum entre os três meses e três anos de idade.
De acordo com a otorrinolaringologista Samanta Dall'Agnese, a otite externa em geral se inicia com leve desconforto e coceira no canal auditivo e em poucos dias evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais, e dura cerca de sete dias.
O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos para reduzir a inflamação, como por exemplo Dipirona ou Ibuprofeno, mas caso seja verificada a presença de secreções, também pode ser recomendando pelo médico o uso de antibióticos. Saiba quais são os remédios mais utilizados para dor de ouvido.