Sistema Nacional de Vigilância Sanitária O Sistema engloba unidades nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal –, com responsabilidades compartilhadas. No nível federal, estão a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
1º O Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB é um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à vigilância em saúde - compreendendo a vigilância epidemiológica e vigilância ...
As ações e serviços laboratoriais executados pelas Redes Nacionais de Laboratórios de Saúde Pública (RNLSP) são organizados de forma hierarquizada, nas esferas nacional, estadual, municipal e do Distrito Federal, em consonância com os princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.
A criação da agência nacional de vigilância sanitária O projeto de criação de uma agência federal de vigilância sanitária começou a ser esboçado em 1994 e foi levado a termo no fim da década de 1990, em meio a uma crise de confiança sob a qual submergia o antigo órgão federal encarregado de cuidar desse segmento.
A autarquia foi criada no governo Fernando Henrique Cardoso pela lei nº 9.
As primeiras atividades da vigilância sanitária surgiram nos séculos XVIII e XIX, por conta da necessidade de controlar a propagação das doenças transmissíveis que cresciam muito naquela época. ... A ANVISA é responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.