Inscrição FIES 2020: onde e como se inscrever
Depois de pré-selecionado, aí sim você terá um prazo para finalizar sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) e comprovar que cumpre todos os requisitos junto a faculdade escolhida.
Como descobrir se fui pré-selecionado no Fies? A lista completa com os candidatos pré-selecionados no Fies é divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na página do Fies Seleção. O resultado do processo seletivo para chamada única e lista de espera é publicado na data prevista no edital de cada edição.
A pré-seleção do Fies é uma fase intermediária da seleção do programa. Veja a sequência das etapas de inscrição para compreender melhor: O aluno se inscreve para tentar ser beneficiado pelo Fies.
Bom, na verdade os candidatos que passam na seleção do ProUni são considerados “pré-selecionados”. Ou seja: a bolsa ainda não está 100% garantida. ... Quem perder o prazo, ou não conseguir levar a documentação necessária, perde a bolsa: a vaga vai para outro candidato.
Como saber se fui selecionado na lista de espera do ProUni?
Para saber o resultado do ProUni, você deve:
Como saber se a documentação do Prouni foi aceita? Os resultados vão ficar disponíveis na página do Prouni e das instituições de ensino que participam do programa. As datas de divulgação das listas são sempre publicadas no cronograma.
O Ministério da Educação (MEC) ratifica que os documentos do Prouni podem ser apresentados pelo próprio candidato e, também, por membros do grupo familiar. O órgão alerta que coordenadores das instituições de ensino não podem exigir que a documentação seja autenticada em cartório, nem mesmo as cópias.
Outra boa notícia é que o resultado do Prouni não demora a sair. Já na semana seguinte às inscrições, será divulgada a primeira chamada. Menos de duas semanas depois, vem a segunda chamada.
2 - Reprovação em mais de 25% das disciplinas por semestre O bolsista do Prouni precisa ter, no mínimo, 75% de aprovação nas matérias do semestre. Ou seja, o máximo de reprovação é de 25% das disciplinas. Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas.
Quando o candidato, selecionado na primeira chamada, não consegue comprovar os dados cadastrados no sistema, ele perde o direito à bolsa. Dessa forma, a vaga passa a valer na segunda chamada ou na lista de espera do Prouni. Diferentes motivos podem resultar no status de documentação do Prouni reprovada.
A fraude só existe se, no momento do ingresso, o aluno mentir sobre sua renda para obter o benefício. Para pleitear uma bolsa integral do ProUni a renda familiar per capita máxima do aluno tem que ser de 1,5 salários mínimos. No caso do benefício parcial, o teto se estende a 3 salários por membro da família.
O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa que prevê o financiamento dos custos relativos à graduação do estudante. Somente alunos que tem bolsas parciais do Prouni podem financiar o restante das mensalidades por meio do programa de bolsa ProUni.
Vejamos um caso prático: o bolsista PROUNI tem renda per capta compatível com o programa e, por economizar, adiquire um veículo automotor. Não há regra que lhe impeça de ter veículo automotor desde que sua renda per capta seja compatível com o programa.
Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo. A regra é clara: quem já se formou não pode participar do Programa.
Tenha em mente que perder a bolsa do Prouni significa ter que realizar todo o processo de candidatura desde o início. ... Como você viu, se perder a bolsa do Prouni, pode concorrer novamente, desde que esteja dentro dos critérios do programa.
Está apto a concorrer a uma bolsa Prouni participantes que tenham feito o Enem, obtido média igual ou superior a 450 pontos e maior que zero na redação; ter estudando o ensino médio em escola da rede pública ou particular na condição de bolsista integral da instituição; ter renda per capita familiar máxima de três ...
O bolsista Prouni pode pegar DP, desde que sua aprovação seja de 75%. No caso de um curso superior com cinco disciplinas, por exemplo, ele precisa ser aprovado em quatro matérias (80%) e reprovado apenas em uma (20%). O estudante que pega duas ou mais DPs tem a sua bolsa do Prouni automaticamente encerrada.
Não. Se você já tem uma bolsa de 50% do ProUni e gostaria de conseguir outra bolsa parcial do Programa para completar o valor da mensalidade, deve buscar uma outra solução. Isso porque um mesmo estudante não pode acumular duas bolsas do ProUni.
Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos. O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%).
Beneficiário do PROUNI não pode acumular bolsa com vaga em universidade pública. Estudante de universidade particular beneficiado pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) não pode acumular a bolsa com vaga em instituição pública.
Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de até três salários mínimos.