Armazenagem tem como significado a ação ou efeito de armazenar produtos e mercadorias, que são constantemente movimentados para atender às mais diversas necessidades. Enquanto isso, estocagem é o ato de desenvolver ou criar estoque.
Estocagem : é o conjunto de operações relacionadas à guarda do material. A classificação dos estoques constitui-se em : estoque de produtos em processo, estoque de matéria – prima e materiais auxiliares ,estoque operacional, estoque de produtos acabados e estoques de materiais administrativos.
O profissional que trabalha com Almoxarife recebe o produto, administra e o movimenta até o estoque. Além disso, ele recebe e confere as notas fiscais de entrada dos materiais adquiridos pela empresa.
Como desvantagens no processo de armazenagem, podemos lembrar:
VANTAGENS E DESVANTAGENS:
PRINCIPAIS DESAFIOS DA ARMAZENAGEM
A armazenagem envolve ações que contemplam planejamento, verificação da área e análise das características dos produtos que serão armazenados até o desenvolvimento das operações cujo objetivo é receber e manter mercadorias estocadas adequadamente, realizando a expedição conforme demanda.
O objetivo principal da logística de armazenagem é minimizar os custos operacionais mantendo um serviço de qualidade. Dessa forma, busca-se conseguir a melhor combinação entre: Maximizar a utilização do espaço de armazenagem. Garantir uma excelente organização da mão de obra.
O Objetivo geral da distribuição física, é o de levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível. ... As possíveis melhorias no sistema, de uma forma geral, implicam custos maiores de transporte, de armazenagem e de estoque.
A finalidade da administração de materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram para a fabricação dos bens e de outros objetos utilizados dentro da empresa. ... A otimização dos investimentos em estoques é um dos principais objetivos da gestão de materiais.
Finalidades da administração de estoques - Assegurar a quantidade e a qualidade das mercadorias; - Reduzir o excesso de compras; - Evitar a estocagem desnecessária; - Fornecer elementos para cálculo das mercadorias.
Quais são as atribuições da Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais?
O objetivo das atividades de compras é obter e coordenar o fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender aos programas de produção; comprar os materiais aos melhores preços, não fugindo aos parâmetros qualitativos e quantitativos; e procurar as melhores condições para a empresa (DIAS, 2005).
Além de estabelecer o fluxo de materiais, o departamento de compras de uma empresa atua diariamente com a missão de reduzir o número de problemas nas outras áreas e viabilizar o aumento do lucro da organização.
O comprador é o profissional responsável por todo o processo de compras de bens e serviços para empresas que possuem um processo de compras mais definido e estruturado. Sua missão é atender à todas as solicitações internas de compras diretas e indiretas com o objetivo da redução de custos para a organização.
Fornecimento contínuo, minimização dos estoques, melhoria da qualidade, desenvolvimento de fornecedores, acesso a tecnologias e inovações e menor custo total de propriedade são todos os fatores considerados foco principal nos objetivos de compra.
A escolha do fornecedor mais adequado passa pela análise de alguns pontos principais:
O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos), de forma a satisfazer seus consumidores. Os cinco objetivos de desempenho podem ser vistos como dimensões do desempenho global que satisfazem os consumidores.
Controle da quantidade de insumos a serem adquiridos Essa função está diretamente relacionada aos estoques. O objetivo é controlar a quantidade de insumos a serem adquiridos a fim de que os demais setores estejam satisfeitos.
Um exemplo claro da importância das compras é que os níveis de estoque afetam o custo de produção, podendo gerar despesas que poderiam ser evitadas, sendo assim necessário que haja um equilíbrio e um controle rigoroso no processo. ...
Receber e organizar os pedidos de compras de diversas áreas da empresa, seja da produção, vendas, manutenção ou para suprimentos. Fazer cotações e orçamentos e submeter àqueles que fizeram os pedidos de compra. Negociar com os fornecedores em busca de melhores preços, prazos de entrega e condições de pagamento.
O setor de compras é responsável por manter a empresa em pleno funcionamento. Se falarmos da rotina de uma indústria, por exemplo, é preciso considerar que a área será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos, peças ou componentes que comporão o seu produto final.
A Avaliação de Fornecedores é um processo fundamental para medir a qualidade de seus fornecedores e, assim, do seu produto final. A avaliação de fornecedores é como uma base estrutural dos processos de compra. ... Afinal, quem adquiriria produtos e serviços de um fornecedor sem fazer uma análise periódica?
O processo começa no momento da demanda, ou seja, na necessidade de aquisição de algum item, seja matéria-prima, seja mercadoria. Esse é o gatilho para que esse setor siga em frente com o processo. Na sequência, ele faz a cotação com os fornecedores, avaliando preço, qualidade, prazo de entrega e alguns outros fatores.
4 etapas do processo de compra e as melhores práticas para conquistar novos clientes