A reposição hormonal com hormônios masculinos, como é o caso da testosterona bioidêntica, pode ser um tema bastante controverso, embora já se saiba que esse tipo de tratamento funciona muito bem, quando feito da forma correta.
Porém, é importante salientar que a prescrição e a orientação de uso devem ser feitas por um médico, que irá avaliar os exames necessários e decidir qual a melhor dose para cada caso.
A reposição geralmente só é indicada após os 40 anos e quando existem sintomas de andropausa que estejam sendo muito intensos e trazendo desconforto. Nesse caso deve-se ir ao urologista para avaliar o caso, realizar um exame de sangue que indique a dosagem de testosterona na corrente sanguínea e, então, iniciar o tratamento de reposição, se necessário.
Devido aos vários efeitos colaterais que a menopausa e a andropausa podem provocar, a reposição hormonal é uma das soluções médicas para que esses efeitos sejam desacelerados e para que seja mais fácil conviver com eles.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A hora da Terapia de Reposição Hormonal – TRH Ambos imitam a função de um hormônio específico no organismo. Os bioidênticos fazem isso a partir de substâncias naturais e os sintéticos, por processos de síntese química. Os principais tipos de hormônios repostos são o estrogênio, progesterona e testosterona.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Montreal demonstrou que a queda nas taxas de testosterona circulante é uma das causas da diminuição da qualidade do sono, sobretudo na fase de sono profundo.
A testosterona livre é a testosterona que está disponível no organismo, podendo ser absorvida para que exerça sua função no corpo, e equivale a 2 a 3% da testosterona total. Entenda melhor a diferença entre testosterona total e livre.
E essa diferença nas concentrações dos hormônios são as responsáveis pelas características distintas entre homens e mulheres. Assim, podemos dizer que as principais funções da testosterona são:
A testosterona é considerada um dos hormônios sexuais mais importantes para o homem, sendo responsável pelas principais alterações corporais que acontecem durante a puberdade. Conheça as principais mudanças no corpo da puberdade masculina.
A razão pela qual a reposição hormonal é feita a partir dos 40 anos de idade, mais ou menos, é porque o corpo começa a reduzir a produção de hormônios. Além disso, há diminuição da absorção de nutrientes. É a fase em que a pessoa começa a entrar para a chamada terceira idade.
O tratamento de reposição hormonal só pode ser feito com acompanhamento médico. No caso do homem, normalmente é o urologista queM prescreve e acompanha. As formas de utilizar a testosterona bioidêntica são por injeção intramuscular, adesivo ou gel.
No homem, a testosterona é produzida principalmente nos testículos e, embora seja considerado um hormônio masculino, também é produzido em menor quantidade nas mulheres, nos ovários.
Nesse ponto, é interessante esclarecer o termo testosterona bioidêntica, que é muito utilizado pelos laboratórios para reforçar que o hormônio utilizado na medicação é semelhante ao produzido pelo organismo de forma natural.
A injeção é aplicada a cada 20 dias ou três meses, variando de acordo com cada paciente. Já o adesivo e o gel devem ser reaplicados todos os dias, pois a quantidade de testosterona que liberam no organismo é muito menos do que a da injeção.
Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer uma das nossas dicas. O dicas não terá qualquer responsabilidade pelos seus actos.
Veja também: Doenças cardiovasculares – O que são, tipos, sintomas e tratamento
Entretanto, para usufruir deste benefício, é importante manter uma dieta balanceada e, se possível, realizar atividades físicas regularmente.