Quais Os Benefcios Da Testosterona Bioidentica?

Quais os benefcios da testosterona Bioidentica

A reposição hormonal com hormônios masculinos, como é o caso da testosterona bioidêntica, pode ser um tema bastante controverso, embora já se saiba que esse tipo de tratamento funciona muito bem, quando feito da forma correta.

Possíveis efeitos colaterais

Porém, é importante salientar que a prescrição e a orientação de uso devem ser feitas por um médico, que irá avaliar os exames necessários e decidir qual a melhor dose para cada caso.

A reposição geralmente só é indicada após os 40 anos e quando existem sintomas de andropausa que estejam sendo muito intensos e trazendo desconforto. Nesse caso deve-se ir ao urologista para avaliar o caso, realizar um exame de sangue que indique a dosagem de testosterona na corrente sanguínea e, então, iniciar o tratamento de reposição, se necessário.

Devido aos vários efeitos colaterais que a menopausa e a andropausa podem provocar, a reposição hormonal é uma das soluções médicas para que esses efeitos sejam desacelerados e para que seja mais fácil conviver com eles.

Conheça o método utilizado pelos homens para melhorar a qualidade de vida após os quarenta anos.

Conheça o método utilizado pelos homens para melhorar a qualidade de vida após os quarenta anos.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

A hora da Terapia de Reposição Hormonal – TRH Ambos imitam a função de um hormônio específico no organismo. Os bioidênticos fazem isso a partir de substâncias naturais e os sintéticos, por processos de síntese química. Os principais tipos de hormônios repostos são o estrogênio, progesterona e testosterona.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Montreal demonstrou que a queda nas taxas de testosterona circulante é uma das causas da diminuição da qualidade do sono, sobretudo na fase de sono profundo.

Preço

A testosterona livre é a testosterona que está disponível no organismo, podendo ser absorvida para que exerça sua função no corpo, e equivale a 2 a 3% da testosterona total. Entenda melhor a diferença entre testosterona total e livre.

E essa diferença nas concentrações dos hormônios são as responsáveis pelas características distintas entre homens e mulheres. Assim, podemos dizer que as principais funções da testosterona são:

Navegação de comentário

Navegação de comentário

A testosterona é considerada um dos hormônios sexuais mais importantes para o homem, sendo responsável pelas principais alterações corporais que acontecem durante a puberdade. Conheça as principais mudanças no corpo da puberdade masculina.

A razão pela qual a reposição hormonal é feita a partir dos 40 anos de idade, mais ou menos, é porque o corpo começa a reduzir a produção de hormônios. Além disso, há diminuição da absorção de nutrientes. É a fase em que a pessoa começa a entrar para a chamada terceira idade.

O tratamento de reposição hormonal só pode ser feito com acompanhamento médico. No caso do homem, normalmente é o urologista queM prescreve e acompanha. As formas de utilizar a testosterona bioidêntica são por injeção intramuscular, adesivo ou gel.

Como tomar a testosterona bioidêntica

No homem, a testosterona é produzida principalmente nos testículos e, embora seja considerado um hormônio masculino, também é produzido em menor quantidade nas mulheres, nos ovários. 

Nesse ponto, é interessante esclarecer o termo testosterona bioidêntica, que é muito utilizado pelos laboratórios para reforçar que o hormônio utilizado na medicação é semelhante ao produzido pelo organismo de forma natural.

A injeção é aplicada a cada 20 dias ou três meses, variando de acordo com cada paciente. Já o adesivo e o gel devem ser reaplicados todos os dias, pois a quantidade de testosterona que liberam no organismo é muito menos do que a da injeção.

Qual o benefício da testosterona?

Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer uma das nossas dicas. O dicas não terá qualquer responsabilidade pelos seus actos.

Veja também: Doenças cardiovasculares – O que são, tipos, sintomas e tratamento

Onde posso comprar testosterona bioidêntica?

Entretanto, para usufruir deste benefício, é importante manter uma dieta balanceada e, se possível, realizar atividades físicas regularmente.

  • De acordo com médicos que recomendam a terapia de reposição hormonal com bioidênticos, a testosterona bioidêntica não provoca câncer de próstata, mas pode exacerbar um tumor já existente.

Como funciona a testosterona Bioidentica?

Esse efeito do hormônio pode prevenir o acúmulo de colesterol nas artérias e reduzir o risco de arteriosclerose e infarto. Como a testosterona também tem ação vasodilatadora, o uso do hormônio bioidêntico melhora o fluxo sanguíneo em artérias já parcialmente obstruídas por placas ateroscleróticas.

Quais os tipos de testosterona Bioidentica?

Diferentes formas de preparação e aplicação estão disponíveis para o tratamento com testosterona bioidêntica. As formas intramuscular, oral, transdérmicas, sublingual e subcutânea apresentam diferenças em relação a sua farmacodinâmica, farmacocinética, preço e manipulação.

Como é feita a testosterona sintética?

A produção industrial dos hormônios sintéticos é baseada na biotransformação do substrato escolhido provocada por microrganismo específico através de processos fermentativos. Alguns compostos causam danos ambientais e tecnologias devem ser desenvolvidas para sanar possíveis problemas.

Como é feito a reposição hormonal Bioidentico?

A via de administração preferida para modulação bioidêntica é a transdérmica (via derme, uso tópico), através de veículo de liberação controlada e/ou prolongada, como nos casos dos veículos de nanolipossomas (lipossomas de fosfatidilcolina, obtidos da lecitina de soja – Figura 1), com perfil de melhor tolerabilidade, ...

Onde ocorre a produção de testosterona?

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).

Quem sintetizou a testosterona?

Prêmio Nobel, Leopold Ruzicka da Ciba, gigante da indústria farmacêutica que sintetizou testosterona. O grupo Organon na Holanda foi o primeiro a isolar o hormônio, identificado em um artigo de maio de 1935 intitulado "On Crystalline Male Hormone from Testicles (Testosterone)".

Onde encontro hormônios bioidênticos?

Apesar de não serem encontrados na natureza, os hormônios bioidênticos são substâncias sintetizadas de modo que sua estrutura molecular e química seja igual à dos hormônios naturalmente achados no corpo humano.