Até no ser humano podemos encontrar a razão áurea se, por exemplo, dividirmos a altura de uma pessoa pela medida do seu umbigo até o chão. O número de ouro também aparece muito nas artes e na geometria.
Na mitologia bíblica, Deus instruiu Noé a levar um casal de cada animal limpo para a arca. Alguns números na Bíblia parecem ter significados parecidos como: 3, 4, 10 e 12 que estão relacionados a algum tipo de conclusão, trabalho realizado. O número em questão está associado à conclusão de um ciclo de caráter santo.
Símbolo da unidade de Deus - número 1 Ao decorrer de toda a Bíblia, o número 1 é utilizado como o símbolo para enfatizar que Deus é um só, sendo este o único diante dos homens a quem se deve curvar. A representatividade do número 1 expõe a singularidade entre Deus e Satanás, assim como o bem é um, o mal também é um.
Os pitagóricos o classificaram digno de ser venerado, pois esse número seria ligado ao conceito de perfeição: são sete os dias da semana, sete cores do arco-íris, sete pecados capitais, sete notas musicais…
Enos
O relato conta que Noé era descendente da linhagem de Sete, e viveu numa época em que as outras linhagens humanas (a partir dos descendentes de Caim e dos próprios parentes de Noé, provavelmente) mostraram-se corrompidas.