agentes tóxicos de ação sistêmica – são aqueles cujos efeitos se manifestam à distância do local onde se deu o contato inicial entre o agente tóxico e o organismo (benzeno versus danos celulares na medula óssea, tetracloreto de carbono versus danos hepáticos/renais/Sistema Nervoso Central);
Fase de Exposição: corresponde ao contato do agente tóxico com o organismo. Nessa fase é importante considerar, entre outros fatores, a via de incorporação do agente tóxico, a dose ou concentração do mesmo, suas ou concentração do mesmo, suas propriedades físico-quimicas, bem como o tempo do qual se deu a exposição.
O processo de avaliação do risco envolve 4 etapas, ilustradas também na Figura 1: identificação do dano (ou perigo), caracterização do dano/relação dose-resposta, avaliação da exposição e caracterização do risco.
Para se avaliar a toxicidade de uma substância química, é necessário conhecer: que tipo de efeito ela produz, a dose para produzir o efeito, informações sobre as características ou propriedades da substância, informações sobre a exposição e o indivíduo.
A Toxicologia de Medicamentos estuda as reações adversas de doses terapêuticas dos medicamentos, bem como as intoxicações resultantes de doses excessivas por uso inadequado ou acidental.
- Reconhece riscos químicos devido à exposição a agentes tóxicos. - Examina instrumentos utilizados em casos de infração penal. - Pesquisa e desenvolve metodologias para o tratamento e controle de águas, para serem utilizadas em indústrias ou para o consumo da população.
Já os que atuam de forma maléfica no organismo são chamados de drogas. Entre as ciências biológicas, a farmacologia estuda a interação de compostos químicos ou drogas com organismos vivos. ... A droga se chama tóxico e seu estudo é realizado pela toxicologia.
A graduação em Farmácia tem como principal objetivo o estudo dos medicamentos e dos efeitos que eles podem causar no paciente. A Farmacologia é a ciência que estuda as interações das substâncias com os diversos sistemas biológicos. ...
A farmacologia é uma das disciplinas que requerem mais atenção por parte dos estudantes e é de extrema importância para quem deseja atuar na área. ... Do grego, pharmakos, droga, e logos, estudo, a farmacologia estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos.
O profissional que se forma em uma faculdade de Farmácia é o farmacêutico. Basicamente, ele é um especialista em medicamentos. Conhece profundamente as diversas formulações que existem, o modo como elas atuam no organismo, as reações esperadas e os problemas ou doenças que visam tratar.