Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
“O coeficiente de solubilidade é a máxima quantidade de soluto que se solubiliza em uma dada quantidade de solvente, a uma dada temperatura.” O coeficiente de solubilidade do sal na água, por exemplo, é igual a 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20ºC.
Sabendo que para esta situação Ks = 1,8 x 10-10 e que [Cl1-] = 1,0 x10-3 mol/L podemos calcular a mínima concentração de íons Ag1+ que pode causar a precipitação de AgCl nesta solução. A alternativa correta é a d....Produto de solubilidade Ks ou Kps.
O cálculo do Kps é realizado a partir do produto (multiplicação) das molaridades dos cátions e ânions liberados por um eletrólito dissolvido.
Para o cálculo do produto de solubilidade, devemos conhecer a concentração molar (molaridade, mol/L) de cada um dos íons presentes na solução a partir da dissociação: [Y+] = concentração molar do cátion. [X-] = concentração molar do ânion.
Podemos dizer que a expressão do produto de solubilidade (KPS) sempre é igual ao produto das concentrações em mol/L dos seus íons na solução saturada elevadas a uma potência que é igual ao seu coeficiente na equação de dissociação iônica do composto.