O cálculo da média ponderada é baseado na seguinte fórmula: Mp = [(N1 x P1) + (N2 x P2) + (N3 x P3) + ......Sendo que:
Lia explica que o peso é o número de pontos que cada questão da prova vale. "Quando o edital não menciona, cada questão vale 1 ponto." Por outro lado, se o edital especifica que determinada disciplina tem peso 2 ou 3, isso quer dizer que cada questão valerá 2 ou 3 pontos.
Para calcular a média aritmética do bimestre, precisamos multiplicar os pesos correspondentes a cada uma das notas, somar todos os termos e dividir pela soma dos pesos.
Feedback da resposta: Para calcular a média, o estudante deve utilizar a fórmula NF = (N1*0,4) + (N2*0,6). Nesse caso, a nota final (NF) dele seria (5*0,4) + (8*0,6), ou seja: 6,8. Contudo, no EAD, a presença é contabilizada pela entrega das Atividades, além da realização da Prova Presencial.
SAIBA COMO CALCULAR A NOTA QUE PRECISA TIRAR NO EXAME PARA SER APROVADO. Para saber a nota mínima a ser tirada no Exame, pegue o valor da Média dos Bimestres e subtraia de 10,0 a diferença representa a nota mínima a ser tirada para aprovação.
Supondo que um aluno tire média semestral igual a 6,0 e a tire nota 4,0 no Exame final, que vale 10,0, basta somar as duas notas e dividir por dois. A nota tem que se igual ou superior a 5,0. Mais informações nas coordenações de curso.
O cálculo da média final NÃO se somam as notas e se divide pelo número de avaliações (neste caso se somariam as 4 notas e divide por 4 e teríamos uma média final).
Se você quiser calcular seu GPA ao longo de toda a graduação, o processo é exatamente o mesmo, mas é mais complicado. Você deverá multiplicar cada nota pelo número de créditos da disciplina e dividir o resultado dessa soma pelo número total de créditos que cursou durante a graduação.
Importante: ao contabilizar os créditos totais de uma disciplina, você deve considerar a soma dos créditos-aula mais os créditos-trabalho. Exemplo: a disciplina FLC0284 tem 03 créditos no total (02 créditos-aula + 01 crédito-trabalho).