As estações do ano são períodos de cerca de três meses cada, que possuem características climáticas específicas. Existem quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
As estações do ano no Brasil não se apresentam de maneira uniforme em todo o território nacional. Isso porque o país é grande, quase continental. Logo, algumas regiões se encontram mais próximas dos pólos, como o centro oeste sudeste e sul, e outras ficam mais perto do equador, como o norte e o nordeste. Veja abaixo as principais características das estações do ano no Brasil:
Segundo explicou Heráclio Mendes, meteorologista do Inmet, o final de semana chega com muito frio no sul do país. “Com o avanço dessa frente fria entre quinta e sexta-feira, já aumenta a chance de temperatura bem mais baixa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, até com chance de formação de geada”, disse ele à Rádio Nacional. Ele acrescentou, no entanto, que esse cenário vai se modificando à medida que o verão se aproxima, na segunda metade de dezembro.
O outro fator que provoca esse fenômeno é a inclinação do eixo da Terra, de cerca de 23º. A inclinação acentua a maior ou menor exposição da Terra ao sol. Devido ao ângulo em que a Terra está, os Hemisférios norte e sul recebem quantidades distintas de luz no mesmo período do ano.
Em alguns locais, afastados da Linha do Equador, há a ocorrência de neve, que acontece quando a água nas nuvens acaba congelando devido à baixa temperatura. A água passa para o estado sólido, formando cristais de gelo, e cai como neve.
No outono e na primavera, a posição do Sol se encontra bem próxima da linha do equador, o que significa que os dias têm a mesma duração que as noites. Além disso, a diferença nas estações do ano da região sul para a região norte da Terra tem relação direta com o seu eixo inclinado.
No clima tropical existem sub-climas que caracterizam as diferenças de temperatura e chuva nas diferentes regiões do Brasil. Entretanto, de forma geral, o país não tem as estações do ano bem definidas.
Verão: as chuvas são curtas, as mudanças de tempo são repentinas, graças ao aumento da temperatura e ocorrem tempestades. O calor é grande e os dias são mais longos;
Inverno: regiões como sudeste e centro-oeste enfrentam baixa quantidade de chuvas e de umidade do ar, enquanto o sul e o sudeste recebem frentes frias. Nos estados que compõem a região sul é comum nevar uma vez ou outra, graças às temperaturas baixas.
É importante lembrar que quanto mais próximo dos pólos terrestres, mais forte são as características das estações do ano. Sendo assim, países e regiões que se encontram próximas à linha do equador não tem estações bem definidas, e são marcadas por uma época de chuvas e uma de seca.
O Brasil tem um clima tropical. O país se encontra entre o Trópico de Câncer, no Norte, e o Trópico de Capricórnio, ao Sul, o que faz com que seja classificado dessa forma. As temperaturas costumam ser mais altas do que no resto do globo, acima dos 20 °C. As chuvas também são recorrentes.
Primavera: aumento de chuvas, transição entre uma estação seca (inverno) para uma úmida (verão), as flores florescem e os animais aproveitam para procriar e se alimentar;
Por fim, o inverno é o período mais frio, onde o hemisfério tem menos contato direto com o sol. Os dias são bem mais curtos, sobretudo em países mais afastados da linha do Equador, e as noites são mais frias. No sul do Brasil, não é rara a ocorrência de neve e geadas. É nessa estação que alguns animais entram em hibernação e se recolhem. No Hemisfério sul, o inverno começa por volta 21 de junho e termina por volta de 21 de setembro.
O verão se caracteriza por ser a estação em que se recebe mais luz solar. Já o inverno é a estação em que se recebe menos luz. O outono e a primavera são estações intermediárias, nesses períodos os dois hemisférios da Terra, norte e sul, recebem praticamente a mesma quantidade de luz.
Tradicionalmente, a primavera traz a volta de dias mais longos e quentes, mas não tão quentes quanto o verão. Costuma ser uma época de temperatura moderada. É nesse período que animais se reproduzem e alguns insetos voam em busca do néctar das flores.
Por essa razão, as estações do ano são opostas nos Hemisférios. Enquanto em um hemisfério é verão, no outro é inverno. Se em um é primavera, no outro será outono. Pois, enquanto um hemisfério recebe mais luz solar, o outro recebe menos.
O sol da meia-noite é um fenômeno que acontece próximo aos polos da Terra. O solstício de verão, tanto no sul quanto no norte, marca o período em que essas regiões recebem maior incidência de luz solar.
O outono é uma estação intermediária. É a estação que prepara a mudança do verão para o inverno. Durante o outono, as temperaturas antes altas vão caindo gradativamente, assim como a umidade. Tem-se um clima brando e mais seco.
Durante o outono, os dois hemisférios estão recebendo praticamente a mesma quantidade de luz solar. O outono do Hemisfério sul é chamado outono austral, já o do Hemisfério norte é outono boreal. O outono no norte do globo começa em 22 ou 23 de setembro e acaba em 20 ou 21 de dezembro.
A primavera, que começa hoje, marca o fim do inverno, sendo a estação de transição até o verão, previsto para começar no Hemisfério Sul em 21 de dezembro. A data de início da primavera acontece quando temos a mesma quantidade de luz do sol nos dois hemisférios, Sul e Norte, e o dia e a noite têm a mesma duração.
Durante o solstício, a luz solar incide com maior intensidade sobre um hemisfério da Terra, seja ele o norte ou o sul. Nesse caso, o solstício de verão costuma ser o dia mais longo do ano e o de inverno o dia mais curto.
Hemisfério sul: o verão começa no dia 21 de dezembro e finaliza no dia 20 de março; o outono começa no dia 20 de março e acaba no dia 20 ou 21 de junho; o inverno começa dia 21 de junho e finaliza no dia 21 de setembro; já a estação que é conhecida como primavera austral começa dia 22 ou 23 de setembro e acaba 21 de dezembro.
Essas mudanças do clima acontecem por duas razões: a primeira é o movimento que o planeta Terra faz em torno do sol, chamado translação. Esse movimento dura cerca de 365 dias. Enquanto a Terra gira em torno do sol, há uma parte do planeta que fica mais exposta à luz solar, enquanto a outra parte recebe menos luz.
Outono: é conhecido pela queda das folhas das árvores no hemisfério norte, mas no sul ele é marcado pela baixa frequência pluviométrica e queda de temperatura. Devido a variação drástica das condições meteorológicas, é comum ocorrerem geadas e nevoeiros;
O inverno do Hemisfério sul é chamado inverno austral, enquanto o do norte é chamado inverno boreal. No Hemisfério norte, o inverno começa em 20 ou 21 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março.
As datas de início e fim das estações do ano são as seguintes:
verão austral
Verão. Inicia após a Primavera (aproximadamente no dia 21 de junho no Hemisfério Norte e 21 de dezembro no Hemisfério Sul) e seu sucessor é o Outono (termina aproximadamente no dia 23 de setembro no Hemisfério Norte e 21 de março no Hemisfério Sul).
No Hemisfério Norte, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de junho.
Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Do mesmo modo,quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em razão da posição que cada hemisférioocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.
Além de tudo, para o verão será caracterizado por temperatura acima da média em todo o Brasil com maiores desvios na região Sul. Para os meses de janeiro e fevereiro, o risco de períodos chuvosos, chamados de invernadas na parte central do Brasil, é baixo.
O inverno 2020 começa oficialmente em 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília. ... Inverno de 2020 será com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil.
20 de junho, às 18h44
Foram foram oito dias consecutivos com temperaturas mínimas em torno dos 11,0°C na cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 31 de maio de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 21 e 22 DE NOVEMBRO DE 2020. PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA. ABAIXO A PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA. Temperatura baixa para época no amanhecer e noite, mais alta a tarde no Oeste.
PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 7 e 8 DE NOVEMBRO DE 2020. PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA. ABAIXO A PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA. Temperatura muito baixa ao amanhecer, especialmente na Serra, sendo agradável de tarde, mais alta de tarde no Oeste/Meio Oeste.
No feriado de 2 de novembro, quase toda a Região Sudeste terá várias horas com sol e calor à tarde. Pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde em Minas Gerais e no norte de São Paulo. No Espírito Santo, no estado do Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo o sol aparece, mas pode chover com fraca intensidade.
No domingo, 1 de novembro, ainda deve chover em grande parte do dia no leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral paulista, no estado do Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo e também no centro, leste e norte de Minas Gerais. ... O dia fica chuvoso no Vale do Jequitinhonha e norte do Espírito Santo.
Dezembro de 2020 será um mês especial. Além do pico de duas chuvas de meteoros e um eclipse parcial do Sol, teremos a “grande conjunção” entre Júpiter e Saturno: os planetas estarão tão próximos que a olho nu parecerão uma única estrela, algo que não acontece nesta magnitude há quase 400 anos!২ ডিসেম্বর, ২০২০
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Não há probabilid. ... Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.