A resistência ambiental é o que impede que a população cresça conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
O número de pessoas no planeta cresceu exponencialmente após a Revolução Industrial. Espera-se que em 2100 o mundo suporte mais de 10 bilhões de habitantes. Dez mil anos depois, por volta de 1800, no alvorecer da Revolução Industrial, estima-se que foi atingido o número de um bilhão de seres humanos na Terra.
Finalmente, podemos descrever os estresses ambientais como um conjunto de fatores que limitam o crescimento populacional. Distúrbios naturais ou antropogênicos (causados por ação humana) podem aumentar a mortalidade de indivíduos. Outros exemplos são a temperatura, ciclo de chuvas e a quantidade de nutrientes.
Os fatores que controlam o crescimento de uma população podem ser: 1. Fatores abióticos: alimento, espaço e clima. Em condições naturais, não existem espaço ou alimento em quantidades ilimitadas, morrendo - a cada geração - boa parte dos indivíduos que nascem.
Os processos que modificam o tamanho populacional são natalidade, mortalidade e movimento (emigração e imigração). Uma população compreende um grupo de indivíduos, mas em alguns casos, especialmente em organismos modulares, nem sempre está claro o que significa um indivíduo.
Esta produtividade, leva em consideração todos os fatores que afetam a planta, fatores genéticos, climáticos e disponibilidade de água, além dos fatores de manejo. Os fatores limitantes desta produtividade são fatores controláveis.
Fatores que influenciam a densidade populacional
Os principais fatores são a natalidade e a imigração. Quando a natalidade ou a imigração é grande demais, há aumento, quando é de menos, há deficit.
- Taxa de imigração; - Taxa de natalidade; - Taxa de mortalidade.
Resposta. São as taxas de natalidade, mortalidade, migração e emigração.
Os fatores do movimento abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: espaço, tempo, peso e fluência.
Os ecólogos consideram que duas forças antagônicas regulam o tamanho da população: o potencial biótico (PB), representado no gráfico pela curva CPB, e a resistência ambiental (R), que resultam no crescimento real (CR) de uma população, representado no gráfico pela curva CCR.
01) O tamanho muito reduzido da população acaba promovendo um cruzamento entre apenas os poucos indivíduos existentes, o que leva a uma redução da variabilidade genética da população.
Em biologia denomina-se potencial biótico a capacidade máxima de reprodução de uma espécie biológica, determinada entre outros fatores pela duração do ciclo de vida dessa espécie e o tamanho de sua prole, sobe ás condições ideais.