a demanda média é calculada como: demanda prevista (período anterior) + Fator de amortização da previsão de demanda (período atual) * uso real (período anterior) - demanda prevista (período anterior)/fator sazonal (período anterior)
Podemos, também, definir a demanda como o somatório das potências medidas no intervalo de 15 minutos, dividido pelo número de registros. ... Se, por exemplo, em 15 minutos a energia consumida for de 72 kWh, a demanda, ou seja, a potência média nesse intervalo, será: onde = 15 minutos, a demanda será 288 kW.
a) Para definição do tipo de fornecimento, o consumidor deve determinar a carga instalada, somando-se a potência em kW, dos aparelhos de iluminação, aquecimento, eletrodomésticos, refrigeração, motores e máquina de solda que possam ser ligados em sua unidade consumidora.
Para Escritórios com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 10 tomadas de 180 VA para os primeiros 40 m² + 1 tomada de 180 VA para cada 10 m². E para Lojas com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 1 tomada de 180 VA para cada 30m².
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
2) Para determinar a seção mínima necessária (Sc) para a eletrocalha, deve-se considerar um “coeficiente de enchimento” (k) igual a 1,4 para cabos de potência e 1,2 para cabos de controle. 3) Recomenda-se considerar um “fator de reserva” (a) visando futuras expansões.
Como dimensionar um eletroduto?