As relações que podemos estabelecer entre o conhecimento científico e a filosofia é que ambas possuem o mesmo objetivo: a busca pela verdade. Entretanto, a ciência realiza a busca pela verdade através da experimentação e da reprodução dos resultados.
A ciência foi separada da filosofia no século XVII com o desenvolvimento da ciência moderna, quando ela renunciou ao considerar seu objeto de estudo desde o ponto de vista universal e totalitária, por tanto a ciência se dedicou a estudar determinados objetos, processos, fenomenos, etc, de uma forma mais especializada.
Resposta. Algo crucial e necessário foi a separação entre áreas de estudos no que era denominado filosofia das ciências. Pensadores viram a necessidade de aprofundamento de cada área e como poderia serem ambas diferenciadas das outras. Assim, foi inevitável que essa separação não ocorresse.
Verificado por especialistas. Filosofia e Ciência tem entre si relações de proximidade no objetivo, no modelo de desenvolvimento das ideias e, também de inspiração mútua.
Assim, indiscutível a influência que os valores exercem no âmbito da ciência do Direito, seja porque o homem por natureza valora tudo que o cerca, seja porque como o fim último do Direito é a justiça, este não pode ser concebido à base de uma ciência pura, isolando-o da realidade que o envolve.
Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.
Resposta. É questionar seus conceitos e suas aplicações. Filosofia é ver o mundo de uma maneira diferente de como o conhecemos, e o papel da ciência pura é explorar o mundo em que vivemos.
O objetivo da filosofia é tornar o pensamento crítico, através de reflexões até mesmo sobre as situações cotidianas que afetam a vida das pessoas. O pensamento filosófico tem como base o questionamento do por que as coisas são daquela forma.
Segundo Hegel, a tarefa da filosofia era ter a capacidade de descobrir de maneira discursiva o absoluto, ou seja, ter a finalidade de atingir um saber absoluto.
Filosofia da Educação Filosofia da Educação A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise dos sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia.