A sondagem funciona como um diagnóstico sobre quais e quantos alunos se encontram em cada hipótese de escrita: pré-silábica, silábica sem valor sonoro convencional, silábica com valor sonoro convencional, silábico-alfabética e alfabética.
Já o campo semântico é o conjunto dos significados, dos conceitos, que uma palavra possui. Um mesmo termo tem ou pode ter vários sentidos, os quais são escolhidos de acordo com o contexto abordado. Assim, são exemplos de campos semânticos: a) levar: transportar, carregar, retirar, guiar, transmitir, passar, receber.
2) "PARTONÍMIA" (OU MERONÍMIA) refere-se a qualquer vocábulo que, em determinado contexto, represente uma parte do 'objeto' que forme a 'holonímia'.
Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.
Por exemplo: “ascender”, “acender”, “sinto”, “cinto”. Palavras perfeitas: são aquelas que possuem tanto grafia quanto pronúncia iguais. O verbo “ceder”, no presente fica “cedo” e o substantivo “cedo” também é igual. Palavras paronímias: a pronúncia das palavras pode ser muito parecida, mas a grafia se difere.
Expressão utilizada para dizer que algo é clichê, que é dito sempre por muitas pessoas. Ex1. Falar que o amor é lindo é frase feita. ... Esse político vive dizendo frase feita, não me engana.