Pegue uma tigela branca e ponha a canjica, já fria; jogue bastante mel por cima da canjica e vai e vá reforçando seus pedidos a Oxalá de paz, tranquilidade, bons sonhos, calmaria.
Banho de água de canjica amarela Este banho é excelente para ativar a energia do amor em seu coração, atrair o amor verdadeiro amor para sua vida, então, prepare-o com fé e carinho. Cozinhe também aproximadamente 250gr de canjica amarela na panela de pressão com uns 02 litros de água. Deixe amornar.
Oferenda para as bênçãos de Oxalá e Oxum: Coloquem em prato, um cacho de uvas Itália e um quindim de padaria. Em volta das uvas e do quindim, coloquem sete moedas do mesmo valor e façam seus pedidos a Oxalá e Oxum. Essas são as dicas para a passagem do ano. Façam com fé e tenham um feliz 2021!
Prato – As comidas prediletas do orixá reverenciado como pai da criação são o inhame cozido com mel, a canjica branca e o arroz com mel. Área de atuação – Simboliza riqueza espiritual, felicidade e bênção nas relações. Guia – Branca.
COMIDA PARA OXALÁ É a comida mais simples que se faz para um santo. Para uma tigela de 20 cm de diâmetro, você usa 500g de canjica branca. e retire as sujeiras. Cozinhe apenas em água e vá acrescentando mais à medida que vai secando.
Oração de Oxalá para proteção Meu Pai Oxalá, neste dia que começa, venho pedir a paz a alegria e seu grande axé! Reveste-me neste dia com a Vossa Luz Babá e destrua as trevas que atravessarem meus caminhos e minha paz. Envolva-me em seu pano branco de paz, em tua Luz, a cada instante de meu dia.
Não leve pratos, copos, garrafas, quartinhas, alguidares, etc ou materiais que demoram a degradar para fazer oferendas na natureza. Utilize folhas de couve, mamona ou bananeira como pratos e aparadores de comidas e os líquidos das oferendas devem ser despejados no chão ao redor da oferenda.
O local de entrega pode ser na encruzilhada em T, mas mais uma vez, ela pode pedir para entregar em outro local, vai depender do que você precisa e qual o campo de atuação dela, das almas, das ruas, enfim.
As oferendas para Exu, orixá conhecido por comer de tudo, são entregues do lado de fora, na rua. Seu lugar favorito são as encruzilhadas, o cruzamento de três estradas. As cerimônias religiosas, essas, sim, são no mais das vezes privadas.
As encruzilhadas são lugares de encantamentos para diversos povos e sempre espantaram e seduziram as mulheres e os homens. São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.
Geralmente todas gostam de padê (farofa), seja de mel, dendê, azeite de oliva, cachaça, perfume. Podemos orná-los com doces, pães, frutas, flores, bifes, cebolas. Suas oferendas podem ser acompanhadas de licores, vinhos, espumantes, cigarros e cigarrilhas.
Como as Pomba Giras, devemos conhece-los para saber que tipo de oferendas gostam de receber. Geralmente gostam de padê (farofa), seja dendê, azeite de oliva, cachaça. Suas oferendas podem ser acompanhadas de bebidas fortes, vinhos, charutos, fumos e cigarros.
“A comida para Exu é feita com farinha que vem da terra e com alimentos quentes, porque Exu mexe com materialidade, sexualidade, uma energia quente. Para Oxalá, que é um extremo oposto, é um orixá de serenidade, então você serve canjica fria, já que ele mexe com calma, paz, plenitude”.
Acender a vela e o charuto ou cigarrilha ou cigarro que podem ser colocados sobre o mesmo prato da vela e fazer seu pedido ou agradecimento. Após a queima, caso reste algo da vela ou do charuto ou cigarros, pode descartar no lixo e jogar fora a água do copo e a bebida do Exú ou Pombagira na pia com a torneira aberta.
Para se fazer um bom trabalho na residência de alguém, assim que chegar, deve-se ir até o quintal, riscar um ponto de Exu, colocar um copo com pinga, firmar as velas nos seus pólos mágicos e invocar o seu Exu Guardião, pedindo-lhes que descarreguem todas as sobrecargas e recolham todas as demandas feitas contra os ...
Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida, no amor, no trabalho, mais saúde, etc.
Portanto, amados irmãos, a melhor forma de cuidar dos seus guias espirituais não é com pratos caros, com bebidas chiques, com velas aromáticas, mesmo porque nossos amados pretos-velhos, uma linha tão respeitada na Umbanda, pregam a humildade, a simplicidade e a graça da prática do bem, portanto, qualquer ensinamento ...
O orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.
Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).