O clima tropical de altitude é típico das áreas elevadas da região Sudeste. As temperaturas são mais baixas que as registradas nas áreas típicas de clima tropical. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, as chuvas estão mais concentradas no verão. Esse clima é controlado por massas de ar tropicais e polares.
O clima mais úmido e o clima menos úmido presentes no território brasileiro são, respectivamente, equatorial e semiárido. subtropical e semiárido.
d) clima litorâneo úmido: como o próprio nome indica, é a faixa climática que se estende ao longo do litoral brasileiro, entre os estados do Rio Grande do Norte e São Paulo. ... e) clima subtropical úmido: abrange a porção sul do país, com um clima úmido e mais frio do que os demais.
O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. ... Sendo que no litoral do Nordeste as chuvas são mais intensas no outono e no inverno. No litoral do sudeste, são mais fortes no verão.
O clima litorâneo úmido é quente e possui um regime de chuvas melhor distribuído durante o ano para o clima tropical típico. Abrange uma faixa litorânea extensa, se estende do Sudeste ao Nordeste, começando em um pequeno trecho no estado de São Paulo até o estado do Rio Grande do Norte.
O clima tropical se apresenta nas áreas mais baixas, a temperatura nessa região oscila entre 22 e 23ºC com duas estações bem definidas, com verões chuvosos e invernos secos. As chuvas no norte do estado variam de 700 a 900 mm e no sul 1.
Como as correntes quentes têm alta taxa de evaporação, o litoral brasileiro tende a ser uma região úmida. A região Sul é a única do Brasil banhada por uma corrente fria (a corrente das Falklands). Portanto, nessa região a pesca é favorecida por esse fator.
Em uma pequena porção setentrional do país, existe o clima equatorial semiúmido, que também é quente, mas menos chuvoso. Isso ocorre devido ao relevo acidentado (o planalto residual norte-amazônico) e às correntes de ar que levam as massas equatoriais para o sul, entre os meses de setembro a novembro.
O interior do Nordeste apresenta o clima menos úmido do Brasil e corresponde basicamente ao sertão nordestino.
clima semiárido
subtropical úmido
Ao longo da costa existem valores anuais que variam entre 1.
Em relação às massas de ar que atuam no Rio Grande do Sul, a massa de ar Tropical Atlântica, de característica quente e úmida acarreta chuvas principalmente no verão, quando possui mais força, além de bastante calor. A massa de ar Tropical Continental, que aumenta as temperaturas, tem característica seca .
Originária do extremo sul da Argentina, a Massa Polar Atlântica é fria e úmida, atingindo boa parte do país no inverno, com ênfase na região sul. Seguindo as formas do relevo brasileiro, esta massa de ar adentra a região sul pelo vale do rio Paraná, trazendo geada e neve para as serras gaúcha e catarinense.
Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo e, portanto, pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam. Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.