Por décadas, os blocos de motor de ferro fundido são fabricados em moldes de areia divididos em uma caixa inferior (fundo) e outra superior (tampa). Devido à sua posição lateral (eixo de cilindro horizontal), é possível formar os contornos externos com areia natural e fabricá-los de modo econômico.
O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados. ... 1º Estágio: nesse estágio, o pistão do motor move-se para baixo e puxa a mistura de combustível (vapor) e ar atmosférico através da válvula de entrada.
Dentro do bloco, os componentes mais importantes são os pistões, bielas e virabrequim.
Os principais componentes de um motor de combustão interna se dividem em dois grupos, os componentes fixos compostos pelos seguintes elementos: bloco do motor, cabeçote e o cárter; e componentes móveis: pistão ou êmbolo, camisas, biela, árvore de manivelas ou virabrequim, válvulas de admissão, válvulas de escape e ...
i) Partes complementares São os sistemas auxiliares indispensáveis ao funcionamento do motor: sistema de alimentação de combustível, sistema de alimentação de ar, sistema de arrefecimento, sistema de lubrificação e sistema elétrico.