Agentes Biológicos – estimulam as defesas naturais contra células neoplásicas. Novos agentes antineoplásicos são utilizados no bloqueio do ciclo celular, inibição da angiogênese, resgate da apoptose e da função dos genes supressores do tumor ou na eliminação de células com genes anormais, de forma seletiva.
Que inibe o desenvolvimento das células malignas. Fármaco que inibe o desenvolvimento das células malignas. Existem diversos grupos ou tipos de fármacos antineoplásicos (quimioterápicos citostáticos e hormonas) e de métodos físicos de tratamento antineoplásico (radiações, crioterapia, LASER, etc.).
A quimioterapia antineoplásica é amplamente utilizada no tratamento do câncer. Esse tratamento é utilizado em doses o mais próximo possível das doses máximas individuais toleradas e devem ser administrados com a maior frequência possível para desestimular o novo crescimento do tumor.
O tratamento quimioterápico visa o equilíbrio entre destruir as células cancerígenas (para curar ou controlar a doença) e poupar as células normais (para diminuir os efeitos colaterais). Os quimioterápicos podem ser agrupados de acordo com sua estrutura química e interação com outros medicamentos.