Nos dias de hoje, faz parte do “sentimento de infância”, ou seja, das peculiaridades dessa etapa do desenvolvimento, a busca pelo novo, pela exploração, pelo lúdico, pela alegria, pelo afeto e pela investigação. Entendemos que todas essas são características do universo da infância nos dias de hoje.
Em vez de falar de infância, as Unidades Sociais Maristas tratam das infâncias, no plural. Isso porque acreditamos que todo indivíduo é único, independentemente dos anos vividos. Logo, cada um deve ser respeitado e valorizado de acordo com suas singularidades.
Infância. História. foi historicamente construída, perpassando pelo o adulto em miniatura na Idade Média e chegando a criança cidadã na Contemporaneidade. ... Até mesmo, as representações gráficas relacionadas à iconografia que ilustrava as crianças, com suas particularidades, não eram conhecidas.
O que é a chamada “adolescência do bebê”? A adolescência do bebê, primeira adolescência ou o famoso “terrible twos” – terríveis dois anos, em inglês –, é a fase em que a criança passa a se comportar de modo opositivo às solicitações dos pais.
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-segundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.
Qual é a faixa etária incluída na primeira infância? A idade da primeira infância é aquela que compreende o período que vai do nascimento aos 6 anos de vida. Importante ressaltar que ela se configura como uma etapa determinante para o estabelecimento de habilidades fundamentais aprendidas pelo pequeno.
Ao nos referirmos à "primeira infância", estamos falando da faixa etária de zero a seis anos.
O tempo pré-escolar varia de três a seis anos. As características da infância que se destacam nessa fase são descobertas, engenhosidade e curiosidade. Além disso, eles têm controle total dos esfíncteres e de seu auto cuidado, sendo mais independentes.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.
O que marca a transição entre a infância e a idade adulta , é a PUBERDADE , o corpo das crianças começam a se transformar ,evoluir ,crescer para se tornar um ADULTO .
Refere-se ao aumento do organismo, que se processa de forma harmônica em todas as partes, mas não ocorre com o mesmo ritmo e ao mesmo tempo. O crescimento é o aumento da massa do organismo, ou seja seu peso e altura. Significa o aperfeiçoamento gradual e diferencial das várias funções dos órgãos.
Crescimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano, enquanto desenvolvimento engloba simultaneamente transformações quantitativas e qualitativas, sendo resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à ...
O crescimento e desenvolvimento das plantas estão relacionados com fatores internos principalmente com os hormônios vegetais (fitormônios) e fatores externos (luz, água, temperatura, etc). ... Possuem como característica promover a germinação das sementes e estimular a floração de algumas plantas.
Essas mudanças caracterizam o crescimento e desenvolvimento (CD) infantil, e precisam ser acompanhadas de perto. O acompanhamento do CD indica as condições de saúde e vida da criança, visando a promoção e manutenção da saúde, bem como intervindo sobre fatores capazes de comprometê-la (SIGAUD, VERÍSSIMO, 1996).
O desenvolvimento vegetal pode ser definido como o conjunto de processos de divisão celular, crescimento e diferenciação celular, que resultam na formação do corpo de uma planta adulta.