Por Que A Hemoglobina Glicada Utilizada Como Forma De Monitorar A Glicemia De Uma Pessoa Diabtica?

Por que a hemoglobina glicada utilizada como forma de monitorar a glicemia de uma pessoa diabtica

Isso acontece devido ao fato da glicose conseguir ficar ligada a um dos componentes da hemácia, a hemoglobina, durante todo o ciclo das hemácias, que dura cerca de 120 dias.

Para que serve

- neste contexto, o método proposto pelo IFCC serviria como âncora para padronização da medida do A1C. Os métodos atualmente disponíveis para uso no laboratório clínico continuariam válidos, porém necessitariam ser referendados pelo método do IFCC;

A glicemia de jejum é um exame de sangue realizado para verificar os níveis de glicose no sangue e deve ser feita após um período sem comer ou tomar bebidas, exceto água, por pelo menos 8 horas ou segundo orientação do médico.

O que é hemoglobina glicada?

O que é hemoglobina glicada?

Devido ao impacto positivo que a padronização inter-laboratorial dos resultados de A1C representa no cuidado aos pacientes portadores de diabetes mellitus (DM), o American Association for Clinical Chemistry Standards Committee criou o GHB Standardization Subcommittee, em abril de 1993. O subcomitê definiu que o método de ensaio usado no estudo do DCCT (HPLC) fosse adotado como método de referência interino até o estabelecimento de um método de referência definitivo. O subcomitê também propôs a padronização dos conjuntos diagnósticos comerciais disponíveis com relação ao método de referência do estudo DCCT, com o uso de amostras de sangue nativas. O National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), nos Estados Unidos, realiza os estudos comparativos entre diferentes metodologias comerciais com o método de referência do estudo DCCT (HPLC). Os métodos certificados pelo NGSP apresentam resultados de A1C equivalentes aos obtidos com o método aplicado no estudo DCCT(10, 11, 17).

- hipertrigliceridemia, hiperbilirrubinemia, uremia, alcoolismo crônico e ingestão crônica de opiáceos podem interferir em algumas metodologias, produzindo resultados falsamente elevados(4, 6, 10, 11, 14, 21, 22, 24, 25, 27);

No site do NGSP (www.ngsp.org) estão descritas as informações referentes ao processo de certificação e uma lista, mensalmente atualizada, dos conjuntos diagnósticos comerciais certificados. Os certificados têm validade de um ano(16).

Update on glycated hemoglobin (HbA1C) for assessment of glycemic control and the diagnosis of diabetes: clinical and laboratory aspects

Tendo em vista a variabilidade dos métodos laboratoriais disponíveis e, consequentemente, a ampla faixa de variação de "valores normais", é absolutamente fundamental que o médico clínico tenha uma noção inteligente dos aspectos laboratoriais do teste de A1C. Somente assim ele poderá esclarecer suas dúvidas junto ao laboratório clínico e, desta forma, acompanhar adequadamente e interpretar corretamente os resultados dos testes de A1C.

- a presença de grandes quantidades de vitaminas C e E é descrita como fator que pode induzir resultados falsamente diminuídos por inibirem a glicação da hemoglobina(4, 10, 11, 14, 21, 22, 24, 25);

Como se mede a glicemia

Como se mede a glicemia

Atualmente, existe um sensor para verificar a glicemia que é implantado no braço de uma pessoa e permite a verificação dos níveis de glicose no sangue sem necessidade de realizar a picada no dedo. Este sensor é um dispositivo redondo com uma agulha bem fina que fica introduzida na parte de trás do braço, não provoca dor e não gera desconforto, sendo bastante usado inclusive para crianças diabéticas, pois reduz o desconforto de ter que furar o dedo.

Muitas vezes, por puro desconhecimento sobre as consequências, as pessoas negligenciam o tratamento e o acompanhamento do diabetes. De acordo com uma publicação feita pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), os números de diabéticos devem crescer em até 46% até 2045, em todo o mundo.

Como é feito?

Primeiro de tudo, é importante lembrar que baixar o nível de HbA1c leva tempo. No entanto, esse tempo depende do nível de açúcar no sangue no início da doença e dos hábitos de vida.

Este programa promove a padronização das determinações do teste de A1C, com relação ao método utilizado no DCCT. Ao acessar o link, escolha a opção "Certified Methods/Labs UPDATED 11/08". Nesta opção, estão disponíveis a lista de métodos certificados pelo NGSP (opção: List of NGSP Certified Methods) e a lista de laboratórios clínicos também certificados pelo NGSP (opção: List of NGSP Certified Laboratories).

Qual o objetivo do exame?

Quando o valor de hemoglobina glicada é muito superior ao normal considerado pelo laboratório, há maior probabilidade da pessoa desenvolver complicações relacionadas com a diabetes, como alterações cardíacas, renais ou neuronais, por exemplo. Veja quais são as principais complicações da diabetes.

O exame de hemoglobina glicada demonstra a porcentagem de glicose ligadas a hemoglobinas (que são proteínas presentes nas células vermelhas do sangue), por meio da análise de sangue coletado.

Valores de referência

Muitas vezes, este tipo de análise é feito como rotina hospitalar em pessoas que estejam internadas e que recebem soro com glicose ou utilizam medicamentos na veia que podem fazer com que a glicemia reduza muito ou suba rapidamente.

IIIProfessor titular de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (FMABC); presidente da Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) e da Associação Nacional de Assitência ao Diabético (ANAD)

Existem vários subtipos de HbA1 cromatograficamente distintos, tais como HbA1a1, HbA1a2, HbA1b e HbA1c. Desses todos, a fração HbA1c, ou apenas A1C, é a que se refere à hemoglobina glicada propriamente dita, cujo terminal valina da cadeia beta está ligado à glicose por meio de uma ligação estável e irreversível.

Veja também

Veja também

O exame de hemoglobina glicada é um método que permite o monitoramento do controle da glicose sanguínea e traz diversos avanços e melhorias em resultados laboratoriais. Além disso, é usado como uma forma de prevenir complicações que podem surgir em decorrência do alto índice glicêmico.

No momento em que a insulina é produzida em pequena quantidade ou simplesmente não atua de maneira efetiva, o sangue fica com glicose em excesso, e isso resulta no desenvolvimento do diabetes. Já o pré-diabetes acontece quando há alteração no metabolismo dos hidratos de carbono. Como consequência, os índices de glicose na corrente sanguínea ficam muito elevados, mas ainda não a ponto de serem considerados diabetes. O pré-diabetes é tido como uma fase entre os níveis saudáveis e o diabetes tipo 2. Na prática, significa uma advertência do organismo quanto ao risco alto de ter diabetes e aumentar a possibilidade de problemas cardíacos.

O que fazer: a hipoglicemia deve ser tratada rapidamente, por isso se uma pessoa apresentar sintomas mais leves, como tontura, deve-se oferecer um suco de caixinha ou algo doce imediatamente. Já nos casos mais graves, em que ocorre confusão mental e desmaios, é necessário chamar a ambulância do SAMU ou levar a pessoa a uma emergência, e oferecer açúcar apenas se a pessoa estiver consciente.

O que é Homa beta alto?

Normalmente, quando os valores do Índice Homa são superiores aos de referência, significa que existe resistência à insulina ou mau funcionamento das células do pâncreas, que é um órgão importante na regulação dos açúcares do sangue devido à produção de insulina e glucagon. Saiba mais sobre as funções do pâncreas.

Qual a importância do exame de hemoglobina glicada?

O exame de hemoglobina glicada mede a quantidade de glicose no sangue e serve tanto para acompanhar pacientes portadores da condição, pois aponta se o controle glicêmico (consumo médio de açúcar) foi ou não eficaz num período anterior de 90 dias (que é o tempo de vida da molécula), quanto para descobrir novos casos.

Quais dos seguintes analitos bioquímicos é utilizado para diagnóstico de nefropatia diabética?

O diagnóstico precoce da nefropatia diabética é realizado por meio de exame de urina, chamado microalbuminúria. Já nas fases mais avançadas da doença, pode-se identificar elevação nos níveis sanguíneos de creatinina e ureia, bem como a presença de proteína na urina.

Qual a tira de glicemia mais barata?

Um dos mais conhecidos, o Accu-Check Active, está na faixa de R$ 59,90, já com 10 tiras iniciais. Um kit com 50 tiras está na faixa de R$ 69,90.

Qual o melhor aparelho para medir saturação?

O mais importante

  • O oxímetro de pulso, ou pulsioxímetro, é um aparelho que mede a saturação de oxigênio no sangue. ...
  • Ele é muito popular entre esportistas e amantes das alturas, já que pode ajudar a identificar uma emergência no caso de marcar níveis de oxigênio muito abaixo do recomendável.