Como já dissemos, pressão baixa não é considerada uma doença em si, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, doença de Addison e a síndrome de Shy-Drager, por exemplo. É aconselhável procurar um médico quando a pressão arterial desce mais de 40 mmHg.
A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição bastante comum no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 30% dos adultos são hipertensos. Este número apenas confirma a importância de saber medir a pressão, entendo se está baixa ou alta demais. Igualmente necessário é fazer o acompanhamento médico.
Em adultos, a pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica está entre 120 e 129 mmHg e/ou a pressão diastólica entre 80 a 84 mmHg. Além disso, quando a pressão arterial é inferior a 120 x 80 mmHg, é considerada ótima, no entanto, caso seja inferior a 90 x 60 geralmente é classificada como hipotensão.
Pressão 10×5 é perigoso? Provavelmente não, mas tudo varia de pessoa para pessoa, por isso é muito importante prestar atenção nos sintomas, e claro, sempre consultar um médico para que você possa estar em dia com a sua saúde e não ter surpresas.
A hipertensão é uma doença silenciosa e geralmente não apresenta sintomas. Para descobrir sua existência, é preciso fazer a medição da pressão arterial. Os aparelhos medidores registram a pressão máxima (sistólica), quando o coração se contrai, e a pressão mínima (diastólica), quando o órgão se dilata, em milímetros de mercúrio. A pressão considerada ótima é de 120/80mmHg (milímetros de mercúrio), ou simplesmente 12 por 8.4 É considerado hipertenso quem apresenta sistematicamente pressão igual ou maior que 140/90mmHg, ou 14 por 9.
Quanto maior o estágio de hipertensão, maior o risco de complicações graves. Pessoas com pressão limítrofe e com hipertensão estágio 1 podem conseguir regular a pressão apenas com algumas alterações do estilo de vida, enquanto pessoas com hipertensão estágio 2 e 3 normalmente precisam fazer uso de remédios receitados pelo médico.
Ter pressão alta em alguns momentos nem sempre indica que se tem hipertensão arterial. É normal o aumento da pressão arterial durante exercícios físicos, ao sentir dor, tomar café ou viver uma situação estressante, por exemplo.
A pressão muitas vezes depende do perfil da pessoa: se é homem ou mulher, se é jovem ou idoso, ... O mais importante é avaliar se a pressão nesse nível (10x55) está causando algum sintoma (Tonteira, mal estar, palpitações, falta de ar ) e procurar um cardiologista.
A pressão alta faz com que o coração precise se esforçar mais para conseguir enviar o sangue para todo o corpo. Quando isso acontece por vários anos seguidos, podem surgir problemas como insuficiência cardíaca, arritmia e angina de peito.
Algumas pessoas naturalmente têm pressão arterial baixa, que é conhecida como hipotensão, mas quando a pressão cai repentinamente, isso pode causar preocupação. Afinal, pressão 10×5 é perigosa ou não?
O tratamento da hipotensão arterial é determinado pelas características, gravidade e causas dos sintomas. Na ausência deles, em geral as pessoas saudáveis com pressão baixa não necessitam de nenhum tipo de intervenção terapêutica. No entanto, quando a hipotensão é determinada por uma doença de base, o objetivo do tratamento deve ser reverter, atenuar ou corrigir esse distúrbio.
Hipotensão durante um quadro de infecção é uma emergência médica e deve receber atenção profissional com rapidez. Também é necessário assistência médica se a pressão baixa vier acompanhada de dor no peito. Procure um médico também se você tem episódios frequentes de pressão baixa, pois cada caso exige investigação personalizada.
A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença de alta prevalência, sendo um importante fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares.2 A pressão arterial é a força exercida pelo sangue, bombeado pelo coração, dentro dos vasos sanguíneos. Quando as artérias oferecem algum tipo de resistência à passagem do sangue, essa força é aumentada, caracterizando um quadro de pressão alta4.
O tratamento para hipertensão varia de acordo com o seu tipo. No caso da hipertensão secundária é muito importante identificar a causa e iniciar um tratamento direcionado para a doença ou problema que está na origem da pressão alta.
O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.
Quando a pressão sistólica cai abaixo de 90 mmHg e a pressão diastólica cai abaixo de 60 mmHg, isso é categorizado como pressão arterial baixa. Algumas pessoas tem a pressão naturalmente baixa o tempo todo, e isso pode ser normal para elas. Se elas não sofrem com quaisquer sinais ou sintomas, o tratamento médico, a princípio, não é necessário.
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.