EQST

Como A Educaço Infantil Era Vista No Passado?

Como a educação infantil era vista no passado?

Antigamente a educação infantil era pouco apreciada no mundo todo, não diferente aqui no Brasil, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino- ...

Qual foi a situação que originou a concepção do assistencialismo da educação infantil?

Muitos foram os elementos que contribuíram para o surgimento dessas instituições, alguns desses foram as iniciativas de acolhimento aos órfãos abandonados que, apesar do apoio da alta sociedade, tinham como finalidade esconder a vergonha da mãe solteira.

Qual a concepção de assistencialismo?

Concepção assistencialista do cuidar na Educação Infantil O atendimento era entendido como um favor oferecido para poucos. A concepção educacional era marcada por características assistencialistas, desconsiderando as questões de cidadania ligadas aos ideais de liberdade e igualdade.

O que é uma visão assistencialista?

Assistencialismo é a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica e pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo).

Qual é a diferença entre as funções assistencialista e educativa da educação infantil?

Ou seja, a educação infantil não possui somente um caráter de assistencialismo e compensação, na verdade deve ser vista como um momento de aprendizagem sendo que ela pode cumprir sua função pedagógica ampliando o repertorio vivencial e de conhecimento das crianças, rumo à autonomia e a cooperação. BRASIL.

Qual o verdadeiro papel da creche nos dias atuais?

A creche entendida como instituição educativa, constitui-se como o primeiro local em que a criança vivencia situações de inclusão. ... A creche hoje, além de uma necessidade, é um direito de toda e qualquer criança, independente da classe social, gênero, cor ou sexo.

Quando a educação infantil deixou de ser assistencialista?

Resumo: O papel que a creche exerce na atual sociedade vem sendo foco de debates e amplas discussões a partir da década de 1990 e decorre de um longo processo histórico, deixando de ter um caráter meramente assistencialista para assumir as funções de cuidar e educar.

Qual o objetivo da educação infantil como instituição assistencial?

Segundo a LDB em seu artigo 29: A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O que é educação assistencial?

Essas instituições de educação infantil atendem crianças com faixas etárias entre zero e cinco anos de idade, sendo a mesma considerada a primeira etapa da educação básica tendo como prioridade o desenvolvimento integral da criança.

Qual é o papel da creche?

A creche pode, sim, ser um fator importante na promoção do desenvolvimento da criança desde que ela tenha qualidade. Seu papel vai além do cuidado físico, como entende-se no Brasil, e deve contemplar outros requisitos fundamentais como o desenvolvimento da linguagem, social, emocional e cognitivo.

Qual a diferença entre pré escola e creche?

De acordo com o que a Constituição Federal e a LDB da Educação Nacional definiram as creches são para crianças de 0 a 3 anos de idade e as pré-escolas são para crianças de 4 a 6 anos de idade. O termo creche sempre esteve vinculado a um serviço oferecido à população de baixa renda.

Que tipos de atividades devem ser trabalhadas na educação infantil?

8 sugestões de atividades para educação infantil

  1. ABC das frutas. Esse é um exercício muito rápido e dinâmico. ...
  2. Desenho e pintura a dedo. ...
  3. Escultura com massa de modelar. ...
  4. Teatro de fantoches. ...
  5. Jogo de adivinhação. ...
  6. Vôlei de lençol. ...
  7. Oficina de carimbos. ...
  8. Dado divertido.

O que trabalhar em Corpo e Movimento na Educação Infantil?

5 atividades práticas para fazer em sala de aula

  • 1 – Músicas com comando e ações. Existem diversas melodias que estimulam as crianças a fazerem movimentos simultâneos, como pular, agachar, rodopiar e entre outras ações. ...
  • 2 – Circuitos. ...
  • 3 – Brincadeiras de imitação. ...
  • 4 – Montagem com diferentes objetos. ...
  • 5 – Parquinho.

Como trabalhar o eixo movimento na educação infantil?

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - EIXO :MOVIMENTO

  1. Banho e massagem.
  2. Possibilitar o contato com um espelho onde as crianças possam ter uma visão de si mesmo e dos colegas observando partes do corpo e movimentos.
  3. Brincadeiras que envolvam canto e movimento simultaneamente explorando movimentos variados.

O que trabalhar em escuta fala pensamento é imaginação?

Escuta, fala, pensamento e imaginação é o campo que trabalha a aproximação da criança com a linguagem verbal. Para tanto, são estimuladas a comunicação entre os alunos, a leitura, silenciosa e em voz alta, a escrita para retratar situações cotidianas, a criação e representação de histórias.

Como é a prática de aprendizagem pela imaginação?

O processo imaginativo, como já previamente introduzido na teoria educacional de C. S. Lewis, é muito rico e prazeroso, desde que aplicado de maneira adequada a cada faixa etária (conforme Piaget). A imaginação pode levar a criança, se bem orientada, a questionar, aprender e vivenciar experiências jamais pensadas.

Como trabalhar a imaginação na educação infantil?

Atividades para a descoberta de formas, texturas e cores, estímulo a expressão artística e interação com o ambiente

  1. Caixas sensoriais e ateliê de pintura. ...
  2. Modelagem com argila. ...
  3. Exploração de materiais plásticos. ...
  4. Brincadeira de faz de conta. ...
  5. Objetos do cotidiano.

Como o campo de experiência escuta fala pensamento é imaginação promove a aprendizagem na prática?

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação.

Como desenvolver a imaginação na educação infantil?

Como ajudar a criança a soltar a imaginação?

  1. fazer leitura de livros e revistas;
  2. passear em lugares novos;
  3. conferir peças e esquetes com a família;
  4. assistir desenhos e filmes;
  5. conversar sobre assuntos diversos;
  6. ouvir músicas e apresentar instrumentos.