O corpo humano pode ser estudado em três partes distintas, são elas: cabeça, tronco e membros.
Alguns dos principais músculos do corpo são o Trapézio, Grande Dorsal, Glúteo Máximo, Ísquiotibiais, Tríceps Sural, Deltóide, Tríceps Braquial, Peitoral, Bíceps, Braquioradial, Reto Abdominal, Oblíquo Externo e Oblíquo Interno, Sartório, Íliopsoas, Adutores, Reto Femoral,Vasto Lateral,Vasto Medial e Intermédio, e ...
Na musculatura dinâmica, pode-se dividir por tamanho, principalmente músculos grandes como Dorsais, Peitoral e Quadríceps, grupos medianos como Deltóides ou Isquiotibiais, ou grupos pequenos como Bíceps, Tríceps e gémeos.
Como fazer um treino de peito e bíceps e de costas e tríceps de maneira adequada? De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.
É formado por monómeros de actina, nebulina, tropomiosina e troponina. Além destes filamentos, está presente uma proteína gigante denominada titina, que possui um alto grau de elasticidade. A sua função é a de evitar que ocorra um estiramento excessivo do músculo.
Dentro da banda A existe uma região mediana mais clara – a banda H – que contém apenas miosina. Um sarcômero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e é a unidade contrátil da fibra muscular, pois é a menor porção da fibra muscular com capacidade de contração e distensão.