Os resultados desta pesquisa apontam que o processo de GC é constituído de quatro etapas: aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento. Na fase de aquisição, as temáticas estudadas são aprendizagem organizacional, absorção de conhecimento, processo criativo e transformação do conhecimento.
A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
Segundo Drucker (1990), Gestão do Conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e ...
Analisando a classificação da evolução da Gestão do Conhecimento (figura 1): Aquisição do Conhecimento, Armazenamento do Conhecimento, Distribuição do Conhecimento e a Utilização do conhecimento, segundo o autor Kakabadse (2003); podemos concluir que este processo tem toda uma evolução, desde da sua concepção até o ...
O autoconhecimento é o exercício de observação e percepção de quem é você, o que você valoriza, o que te faz feliz, o que você faz bem, o que tem dificuldade e quais costumam ser seus padrões de comportamento. O autoconhecimento é um exercício de evolução constante. ...
Aceitar-se e valorizar-se é um dos sinais de que você conhece bem a si mesmo. Por sua vez, só quem se aceita e valoriza consegue viver de uma forma satisfatória. Por isso é tão importante este autoconhecimento, já que dele depende em grande medida a forma como você atua e os objetivos que alcança.
Conservar um amplo conhecimento do produto que vende vai aumentar a sua disposição para a venda, porque se sentirá plenamente seguro para falar sobre ele. ... Boa parte do sucesso nas vendas dos produtos está em fazer com que os clientes acreditem a sério nas vantagens, qualidades e diferenciais que você oferece.
A importância da força de vendas se dá em qualquer organização, seja ela de grande, médio ou pequeno porte. Os profissionais de vendas constituem a força dinâmica do mundo dos negócios atuais. ... Portanto cada vez mais a importância das vendas na economia que geram um número considerável de empregos em toda a sociedade.
Os argumentos de venda nada mais são do que argumentos utilizados para o convencimento. Espera-se que o cliente tome a decisão de adquirir o produto a partir de um discurso argumentativo. Quando o vendedor atua na vida prática, precisa ter sempre na ponta da língua os argumentos certos para fisgar os clientes.
Os vendedores são a força de uma empresa. Uma boa equipe de vendas é o que pode definir o sucesso dela. É esse profissional que aborda o cliente, procura atender às necessidades e fazer com que ele volte. Uma venda bem trabalhada pode fidelizar clientes e ajudar até a trazer outros.
Fidelizam clientes Engana-se quem pensa que vendedores são encarregados apenas por fechar as vendas e alcançar metas. Um bom vendedor carrega consigo também a função de encantar clientes, transparecer a imagem da empresa e com isso fortalecer o relacionamento com eles.
Para que um bom vendedor encontre clientes ele precisa gerar leads, isto é: entrar em contato com clientes potenciais, conseguir seus dados e, aí sim, partir para a conquista. Para isso, ele deve pesquisar muito o mercado e os dados internos das vendas da empresa para criar um perfil de seus potenciais clientes.
Hoje, a área de vendas também deve resolver o problema do cliente e garantir sua satisfação. Mais do que vender produtos ou serviços, sua missão é criar relacionamentos e conectar as soluções da empresa às necessidades do consumidor.
Quando um cliente potencial tem confiança na capacidade do Consultor de Vendas, a venda torna-se mais fácil. Procure ser um especialista em todos os aspectos de seu produto. O conhecimento do produto e de seus usos também lhe permite ter confiança ao fazer perguntas e contornar objeções levantadas pelos clientes.
Entre as qualidades de um vendedor está saber o momento de abordar grandes empresas porque confiam no produto e sabem que a solução é importante para as empresas, ao mesmo tempo que sabem criar valor para pequenas empresas, para criar uma reputação de seu produto e ter certeza dos resultados.