Vamos conhecer um pouco mais sobre cada fase do capitalismo:
O Capitalismo é um sistema econômico que está dividido em três fases: Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII. Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX. Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX.
Sobre a diferença entre as três fases do capitalismo, que são respectivamente o capitalismo Comercial, Industrial e Financeiro, pode-se afirmar que o Comercial tinha como modelo o mercantismo, o protecionismo, pacto colonial e balança comercial positiva.
Há um certo consenso entre os estudiosos de que o capitalismo está hoje em sua terceira fase – capitalismo financeiro -, as duas primeiras foram comercial e industrial.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
4ª fase da globalização Essa é a atual fase do processo de globalização. Seu início ocorre a partir da queda do Muro de Berlim em novembro de 1989. O período, chamado de Nova Ordem Mundial, é marcado por mais avanço e consolidação do sistema capitalista.
Fases da Globalização
Fases da Globalização 1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial. 2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo. ... 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.
O Brasil, apesar de ter parte de sua população ainda "desconectada", ou seja, sem acesso pleno à internet, encontra-se na globalização 3.
Resposta: Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira.
Globalização no Brasil Isto se deu através da implementação do Neoliberalismo com o Plano Collor, que promoveram a abertura do mercado nacional e as privatizações de empresas estatais. Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. ... A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhassem de características em comum.
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
Uma das evidências mais fortes das consequências da globalização é a configuração do espaço internacional em redes de transporte, de comunicação, de trocas comerciais, de capitais especulativos e de cidades. A expansão das empresas multinacionais também é outro elemento propiciado pelo avanço da globalização.
Vantagens da globalização O aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.
Resposta. Benefícios:os países se interligam por meio de uma aldeia global que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Malefícios:causa desigualdade social (UNS MAIS RICOS E OUTROS MAIS POBRES), a maior competitividade por vagas de emprego.
Resposta. As vantagens são da globalização é q ela gera empregos, investiemtos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas cormeciais internacionais, traz cultura de outros lugares.
a vantagem é o aumento do ritmo e frequência das trocas entre países que é possível graças as melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação, a Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades, e outra vantagem consiste na ...
Destacam-se, nesse ínterim, os investimentos mais facilitados e que podem difundir-se por todo o globo; a maior disponibilidade de meios para gerir empresas e governos; a possibilidade de maiores e mais amplos tipos de financiamentos de dívidas fiscais; a integração do sistema bancário mundial, entre outros aspectos.
As relações de trabalho na globalização expressam-se pela flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade. O impacto da terceirização da economia, em resumo, é o aumento da precarização do trabalho. ...
Globalização fornece a concorrência e garante uma maior disponibilidade de produtos e serviços aos consumidores. ... Um nível saudável de competição mantém os preços mais baixos para os consumidores e ajuda a manter a alta produção.
Aspectos positivos Mercados mais competitivos e inflação bem controlada; Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países; Maior desenvolvimento tecnológico; No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.
Nesse contexto, a globalização influencia na poluição do ambiente, devido o grande consumo de produtos e, por conseguinte, de embalagens, destinadas incorretamente. Além dessa poluição urbana, a globalização também gera poluição visual e sonora.
A relação entre Globalização e Desemprego está ligado à concorrência internacional e nacional que acaba obrigando as empresas reduzirem seus custos, logo demitindo muitos funcionários.
O sistema capitalista visa a maior obtenção de lucros para as empresas, aumento de produção e desenvolvimento, para um maior desenvolvimento e aumento de lucro o homem após o aumento de tecnologias, ou seja, após o mundo globalizado vem substituindo a mão-de-obra por máquinas um dos fatores responsáveis pelo aumento do ...
Trata-se de problemas ambientais globais, dos quais podemos citar o efeito estufa, as chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio. Juntos, esses fenômenos podem ocasionar a intensificação do Aquecimento Global e provocar sérios danos às sociedades e à natureza.
Grande parte da população não tem acesso à água tratada e ao esgoto. Essa combinação de fatores leva a um estado de saúde precário para grande parte destes países. O contato com o lixo e o esgoto multiplicam doenças e ajudam a criar epidemias que o país não consegue combater.
Aumento da poluição ambiental, aquecimento global, contaminação dos reservatórios naturais e diminuição da camada de ozônio. ...
Atualmente, com o avanço tecnológico acelerado esse ciclo fica mais curto para os equipamentos de informática, o que pode gerar altos impactos ambientais com o lixo eletrônico resultante do processo de produção e consumo, causando danos ao meio ambiente e ao ser humano, consequentemente.
A tecnologia pode ser uma aliada muito importante para a preservação ambiental, porque permite um monitoramento rápido e cada vez mais sustentável do ponto de vista financeiro – ajudando a planejar o manejo dos recursos e também garantir o controle e autuação de irregularidades.