Routing Information Protocol (RIP) é um protocolo de roteamento, baseado no algoritmo Vetor-Distância, projetado para ser usado como um Interior Gate Protocol em redes de tamanho moderado com diâmetro máximo de 15 saltos.
A distância administrativa é o recurso que os roteadores usam para selecionar o melhor caminho quando existem duas ou mais rotas diferentes para o mesmo destino de dois protocolos de roteamento diferentes. A distância administrativa define a confiabilidade de um protocolo de roteamento.
Uma rota padrão (Default Route), também conhecida como “gateway de último recurso”, é a rota de rede utilizada por um roteador quando não há nenhuma outra rota conhecida existente para o endereço de destino de um pacote IP.
Os roteadores são os responsáveis pelo "tráfego" na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork (interligação de redes) até atingir o destino. E portanto o roteador é tipicamente um dispositivo da camada 3 (rede) do Modelo OSI.
O roteamento da Cisco oferece recursos de rede baseada em intenção para WAN, LAN e nuvem. Nossos roteadores de rede incluem análise avançada, otimização de aplicações, provisionamento automatizado e segurança integrada, para fornecer uma solução completa e comprovada.