O sistema tonal, de tonalidade maior, responde a uma escala maior e suas relações de tensionamento e resolução. A escala maior caracterizasse por possuir dois tons consecutivos entre a tônica e o terceiro grau, a mediante. Em um tom menor a tônica e a mediante conservam-se em uma distância de um tom e um semitom.
A ordem dos bemóis, ou melhor a ordem que se estabelecem os bemóis na armadura de clave, então é si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, é fá bemol.
Ordem dos sustenidos: Fá; Dó; Sol; Ré; Lá; Mi; Si. Ordem dos Bemóis: Si; Mi; Lá; Ré; Sol; Dó; Fá. Vale lembrar que nunca são usados bemóis e sustenidos numa mesma escala, sempre será escolhido um dos dois.
A ordem de entrada dos sustenidos é estabelecida pelo ciclo de quintas ascendentes. O primeiro acidente que ingressa por este ciclo de quintas é o fá sustenido. A seguir dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#. ... Si Maior e Sol sustenido menor possuem fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido e lá sustenido.
Assim, se consideramos determinada nota (como o Sol ou G), o sustenido é o som mais próximo a essa nota na direção dos agudos (no caso, formando o Sol sustenido ou G#). Já o bemol é a nota mais próxima na direção dos graves (formando o Sol bemol ou Gb).
Sustenido e bemol são alterações (acidentes) que indicam a menor distância entre duas notas considerando a música ocidental....Veja alguns exemplos:
Essa escala que mostramos é chamada de “escala maior”. Poderíamos utilizar essa mesma sequência (escala maior) começando de uma nota que não fosse dó, por exemplo, sol. A escala então seria sol, lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol… ... No primeiro caso, formamos a escala maior de dó.