O cloridrato de clindamicina deve ser administrado com um copo cheio de água (200 mL). Cada cápsula de 300 mg contém cloridrato de clindamicina equivalente a 300 mg de clindamicina base. A dose diária recomendada é de 600 – 1.
Infecções do trato respiratório superior, incluindo amidalite, faringite, sinusite, otite média; Infecções do trato respiratório inferior, incluindo bronquite e pneumonia; Infecções da pele e partes moles, incluindo acne, furúnculos, celulite, impetigo, abscessos e feridas infeccionadas.
Disgeusia (alteração do paladar), dor abdominal, vômito, náusea (enjoo), urticária (alergia de pele).
Os mecanismos de ação das quinolonas agem por inibição do DNA girase, enzima essencial para sobrevivência de uma bactéria, a DNA girase torna a molécula de DNA compacta e biologicamente ativa. Assim ela passa a ocupar grande espaço no interior da bactéria determinando a morte da mesma.
Betalactâmicos: têm como mecanismo de ação a inibição da síntese da parede celular bacteriana. Antibióticos que alteram a topoisomerase: interferem na ação da enzima topoisomerase II no superenovelamento do DNA bacteriano, não permitindo sua transcrição ou replicação.
As quinolonas, também chamadas fluoroquinolonas, são compostos que possuem um carbono na posição -3 da estrutura anular primária, agindo como antibióticos bastante potentes por via oral e sem produzir muitos efeitos colaterais. Temos como alguns exemplos ácido nalixídico, ciprofloxacino, norfloxacino, dentre outros.
Membros do grupo
levofloxacina 500 mg uma vez por dia durante 28 dias é tão eficaz como a ciprofloxacina 500 mg duas vezes por dia durante 28 dias para o tratamento de prostatite bacteriana crónica.
As fluoroquinolonas são divididas em 2 grupos, considerando-se o espectro antimicrobiano e a farmacologia: Grupo mais antigo: ciprofloxacino, norfloxacino e ofloxacino. Grupo mais recente: delafloxacino, gemifloxacino, levofloxacino e moxifloxacino.
Os aminoglicosídeos incluem: